WEBISS

WEBMAIL

MULHER

EMPREENDEDOR..

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

Administração

03/07/2016 - Nota de Falecimento - Ex-prefeito Hugo Rodrigues da Cunha

Faleceu no final desta tarde (03), o ex-prefeito Hugo Rodrigues da Cunha.  Ele será velado no anfiteatro do Centro Administrativo da Prefeitura de Uberaba. O sepultamento será amanhã (04), às 17h. O ex-prefeito foi casado com Maria Inácia Naves Rodrigues da Cunha, com quem teve quatro filhos: Hélio, Patrícia, Júnia e Cristina.  O prefeito Paulo Piau decretou luto oficial.

Histórico: Hugo Rodrigues da Cunha nasceu em Uberaba (MG) no dia 5 de julho de 1927, filho do empresário e agropecuarista Orlando Rodrigues da Cunha e de Laura Machado Rodrigues da Cunha. Hugo cursou o secundário no Colégio Diocesano de Uberaba e na Escola Técnica Coração de Jesus, em São Paulo. Em 1945, obteve o grau de bacharel em ciências contábeis pela Faculdade de Ciências Econômicas Sagrado Coração de Jesus, de São Paulo. Era ainda formado em Direito pela Universidade de Uberaba. Em 1965, tornou-se diretor e, mais tarde, presidente da Associação Comercial e Industrial de Uberaba, função que exerceria até 1968. Em 1967, assumiu o cargo de secretário-geral da União para o Desenvolvimento e Emancipação do Triângulo (UDET), permanecendo até 1969. Nesse ano, tornou-se diretor e vice-presidente da Federação das Associações Comerciais do Estado de Minas Gerais. Em 1970 elegeu-se vice-presidente da Associação das Empresas Cinematográficas Exibidoras de Minas Gerais, cargo que ocuparia até 1972.

Em novembro de 1970, candidatou-se a uma vaga na Câmara dos Deputados na legenda da Aliança Renovadora Nacional (Arena). Em 1972 chegou a prefeito de Uberaba. Liderou a cidade por dois mandatos, sendo o primeiro pelo Arena de 1973 a 1977 e de 1989 a 1992 pelo PFL. Também foi presidente da Associação dos Municípios do Vale do Rio Grande.


Ao terminal seu primeiro mandato na prefeitura no início de 1977, candidatou-se em novembro do ano seguinte a uma vaga na Câmara dos Deputados, mas obteve a terceira suplência. Em março de 1979, assumiu o mandato no lugar de José Machado Sobrinho e, após o fim do bipartidarismo em novembro e a consequente reformulação partidária, filiou-se ao Partido Democrático Social (PDS).


Após ficar afastado por alguns anos da vida política, Hugo deixou o PDS e filiou-se ao PFL (quando disputou e ganhou o segundo mandato para prefeito de Uberaba). Nas eleições de outubro de 1994 candidatou-se à Câmara dos Deputados. Eleito (obteve a maioria dos votos proveniente de sua base eleitoral na região do Triângulo Mineiro), assumiu sua cadeira na Câmara em fevereiro de 1995, participando dos trabalhos legislativos como membro titular da Comissão de Agricultura e Política Rural e da Comissão Especial sobre o Fundo de Emergência Social (FSE) e suplente da Comissão Especial que analisou a concessão e distribuição do gás canalizado.


Deixou a Câmara dos Deputados em janeiro de 1999, ao final da legislatura. 


Foi ainda suplente da Executiva Estadual do PFL e presidente do Diretório Municipal do PFL de Uberaba.


(Fonte - Alemg/FGV/AP)

 
 
 

Outras Notícias: Administração



Voltar