WEBISS

WEBMAIL

MULHER

EMPREENDEDOR..

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

CODIUB

22/06/2016 - Codiub lança aplicativo Uberaba contra a Dengue

A Companhia de Desenvolvimento de Informática de Uberaba – Codiub apresentou ao Prefeito Paulo Piau nesta terça-feira (21) o aplicativo (app) Uberaba contra a Dengue, desenvolvido em parceria com a Secretaria de Saúde. Inicialmente o app está disponível para ser baixado nos celulares Android.


Por meio dessa ferramenta a população poderá fazer denúncias quanto a locais com possíveis focos do mosquito transmissor da dengue, enviando fotos do local e o endereço completo. A informação será enviada para a central na Zoonoses que deslocará um fiscal ao local informado para as devidas providencias. Posteriormente a pessoa que fez a denuncia receberá um retorno com a análise do fiscal, sabendo se o local tinha realmente o foco do mosquito Aedes aegypti. 


Para o Prefeito Paulo Piau o aplicativo desenvolvido pela Codiub é extremamente importante, uma vez que será mais um canal onde o cidadão participará efetivamente na denúncia dos pontos onde o mosquito possa estar proliferando. “Essa será uma maneira de cobrir toda a cidade, na manutenção de um trabalho constante, a ser intensificado em época de pico”, aponta Piau.


A intenção de Piau agora é apresentar o projeto a Amvale - Associação dos Municípios da Micro Região do Vale do Rio Grande e a todos os 27 municípios que compõe a macrorregião de Uberaba.  “Esse é um ponto importante, uma vez que Uberaba é uma cidade polo que recebe muitas pessoas de cidades vizinhas que podem estar hospedando o vírus”, ressalta Piau.


O Presidente da Codiub José Renato Gomes destacou que o prefeito fez o desafio para que a Codiub desenvolvesse o aplicativo para receber demandas e denúncias de combate a dengue com maior agilidade e principalmente para dar respostas a essas denúncias. “A Codiub possui um quadro técnico de alto nível que não perde para nenhuma empresa do seguimento. O que fizemos hoje foi à demonstração desse aplicativo que vai facilitar e agilizar o trabalho de combate a dengue promovida pela Secretaria de Saúde e Zoonoses”, afirma.


De acordo com o diretor do Departamento de Controle de Endemias e Zoonoses da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), Antônio Carlos Barbosa, a cidade está dividida em quatro partes, contendo cada uma um supervisor. As denuncias serão averiguadas pelos supervisores de cada região que distribuirão para os agentes de endemias fazerem a averiguação. Ao todo a Zoonoses possui 200 áreas de trabalho na cidade.


“Nosso trabalho será o de atender a essas demandas dentro do tempo hábil de evolução do mosquito. A previsão é de que leve um máximo de 2 a 4 dias para termos todas as demandas atendidas, dependo do fluxo de denúncias recebidas”, pondera Antônio.


Vale ressaltar que o aplicativo já está funcionando, inclusive para que os técnicos possam avaliar seu desenvolvimento podendo fazer qualquer ajustes que se mostrem necessários durante sua aplicação. A intenção é que este seja um momento de treinamento para que, quando chegar o período endêmico, o serviço esteja em pleno funcionamento.

Jorn. Natália Melo
Comunicação PMU 

 
 
 

Outras Notícias: CODIUB



Voltar