WEBISS

WEBMAIL

MULHER

EMPREENDEDOR..

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

CODAU

10/11/2009 - Codau é visitado por empresa de saneamento da Bolívia

Três representantes da empresa boliviana de saneamento Saguapac de Santa Cruz de La Sierra estão esta semana em Uberaba para conhecer os sistemas de tratamento de água e esgoto do Centro Operacional de Desenvolvimento e Saneamento de Uberaba (Codau). A indicação partiu do Banco Mundial que está apoiando tecnicamente a expansão de atividades de saneamento ambiental no país vizinho e já conhece as atividades desenvolvidas em Uberaba, o que permite balizar decisões técnicas na área. O grupo foi recepcionado pelo presidente do Codau, José Luiz Alves, que apresentou na segunda-feira (9) as instalações da ETE Francisco Velludo – Rio Uberaba para os engenheiros da Saguapac, Fernando Ibañez, gerente geral da empresa, Fernando Trigo, do Departamento de Controle de Qualidade e Elias Ávila, responsável pelo Departamento de Tratamento de Água Potável.

A indicação partiu do engenheiro Líder Especialista em Saneamento do Bird, Menahem Libhaber. Segundo Fernando Ibañez, a Saguapac é uma empresa gerida pelo sistema cooperativista e na cidade de Santa Cruz de La Sierra, com 1,8 milhão de habitantes, há 60% de coleta de esgoto e deste total, 100% são tratados. A proposta é expandir a coleta e implantar nova Estação de Tratamento para atender 500 mil consumidores, o que elevará para 80% a cobertura de tratamento e para este projeto a empresa disponibilizará recursos próprios na ordem de U$ 12 milhões. A tecnologia adotada será semelhante à de Uberaba, com exceção dos Reatores de Fluxo Ascendente, explicou Ibañez, pois a área disponibilizada na Bolívia é maior que a de Uberaba, permitindo adoção de tecnologia de lagoas anaeróbias.

Para o especialista em esgoto, Fernando Trigo, a ETE Rio Uberaba é uma combinação interessante, não só pelo tratamento, mas pela possibilidade de aproveitar o biogás gerado. Outro setor de interesse dos bolivianos é o projeto de envase de água realizado pelo Codau e os sistemas de captação de água através dos poços profundos. A visita ao Centro de Reservação VI, na Avenida Nenê Sabino, para conhecer os processos será nesta quarta-feira (11). A proposta dos visitantes é envasar água para distribuir às comunidades rurais distantes da cidade e onde não há possibilidade de captação superficial ou subterrânea, como acontece em Santa Cruz de La Sierra.

José Luiz Alves aproveitou a visita para detalhar os projetos do Água Viva relativos aos sistemas de abastecimento de água, esgotamento sanitário, drenagem urbana e recuperação ambiental, bem como as fontes de verbas disponibilizadas para a implementação dos quatro componentes em Uberaba. ‘Para nós é um grande orgulho poder mostrar as ações de saneamento para um país vizinho, isso mostra que o Banco Mundial confia no que está sendo realizado e proposto para o município’, completou Alves.

 
 
 

Outras Notícias: CODAU



Voltar