WEBISS

WEBMAIL

MULHER

EMPREENDEDOR..

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

Planejamento

11/05/2016 - PMU envia projeto do Complexo Turístico da Margem Uberabense do Rio Grande para Câmara

A Prefeitura de Uberaba protocolou na Câmara Municipal o projeto de lei do Plano Diretor do Núcleo de Desenvolvimento do Complexo Turístico da Margem Uberabense do Rio Grande. A PL estabelece as normas urbanísticas e diretrizes básicas para nortear o desenvolvimento turístico e urbano da margem uberabense do Rio Grande.


Por meio do projeto, a prefeitura pretende permitir condições de desenvolvimento econômico sustentável, definindo estratégias para proteção ambiental associada ao uso racional e turístico da margem do Rio Grande no Município de Uberaba, com o objetivo de transformar o local em um espaço de atração turística, ecológica e de lazer.


Outro ponto importante será a garantia da preservação e da proteção das áreas naturais existentes. A intenção da prefeitura é de regulamentar o uso e ocupação do solo na região e ordenar o processo de adensamento, de maneira que viabilize a ocupação ordenada, regularizando, quando for possível, as ocupações já existentes, garantindo a preservação ambiental, sem prejuízos à expansão do Distrito Industrial III.


O Plano Diretor protocolado na Câmara também irá definir as diretrizes para implantação de equipamentos urbanos e comunitários, para a infraestrutura de transporte e para os serviços públicos adequados aos interesses e necessidades da população e às características locais. O projeto irá gerar emprego e renda na cidade, além de proporcionar mais uma opção de lazer para os uberabenses.


Para o superintendente de Planejamento Urbano, da Secretaria de Planejamento e Gestão Urbana, Daniel Felipe Rodrigues Pereira, com esse projeto a prefeitura está fazendo um planejando em longo prazo. “As leis passadas só contemplavam um pedacinho do Rio Grande. Dessa vez, estamos contemplando um perímetro de 27 km de margem do Rio. A nova legislação é macro enxergando um grande desenvolvimento, com uma visão de futuro ambiciosa para Uberaba”, destaca.


O Plano sendo aprovado pela Câmara Municipal os empresários interessados poderão entrar com a documentação junto a prefeitura para pleitear áreas que se encaixem no projeto. A legislação transformou a área em perímetro urbano, permitindo a ocupação ordenada do local. A área será uma zona de sítio de lazer, com fins turísticos para empreendimentos como, ranchos, resorts e casas de campo.


Daniel destacou a importância sócio ambiental do projeto, uma vez que toda margem de rio para um município é problemática, ocorrem invasões, além de que sofrem com questões ambientais de degradação e desmatamento. “A prefeitura tem sido procurada por outras cidades para consultar como foi feita a legislação do município, pois os resultados do trabalho desenvolvido aqui têm sido muito positivos”, afirma Daniel.


Outro ponto destacado pelo superintendente é a importância econômica do projeto, uma vez que está sendo aberto 2 mil hectares de perímetro urbano e 1.400 hectares de parcelamento. Além de prever a criação da ZIT – Zona de Interesse Turístico, onde terá a praia pública do Rio Grande.  
“Todo o projeto é voltado para o Turismo de Uberaba. A cidade é muito rica nessa região e não está sendo aproveitada. Essa região toda migra para cidades como Rifaina para lazer e o que queremos é absorver esse turista uberabense e da região”, explica Daniel.


Para isso, próximo a praia só poderá ser implantado resort, hotéis, clubes, parques temáticos, e demais empreendimentos que dêem subsídio para que todo o resto funcione, em uma parceria entre o público e o privado.  Na proximidade da praia será feita uma faixa totalmente de lazer, com ciclovia, área de caminhada, praças, área de ginástica, campo e quadras.

Jorn. Natália Melo
Comunicação PMU

 
 
 

Outras Notícias: Planejamento



Voltar