WEBISS

WEBMAIL

MULHER

EMPREENDEDOR..

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

Planejamento

27/04/2016 - Prefeitura recebe proposta de informatização na liberação de alvarás

Nesta semana foi realizada na Prefeitura de Uberaba a apresentação de um projeto que visa a digitalizar e otimizar o processo de liberação de alvarás da prefeitura. O projeto foi proposto pelo IEATM – Instituto de Engenharia e Arquitetura do Triângulo Mineiro, visando a fomentar os trabalhos com construções na cidade.


O gerente do produto Acto / Inmov, Luiz Pinheiro apresentou um programa a ser instalado na prefeitura que permitiria que o processo de emissão de alvará fosse feito de forma digital, com todos os documentos podendo ser baixados e enviados à prefeitura da casa do requerente, evitando que a pessoa tenha que entregar a papelada na PMU.


O projeto ainda trabalharia a favor da otimização dos processos da prefeitura que não precisaria mais lidar com muitos papeis e pastas, podendo lidar com os documentos todos digitalizados e salvos no programa.


De acordo com Luiz, atualmente existem 139 clientes utilizando do produto de forma ativa, além de duas prefeituras que já possuem o serviço, sendo a cidade de Olímpia e São José do Rio Preto, no estado de São Paulo.


Ao ser apresentado em Uberaba, a reunião contou com os secretários de Obra, José Elias Miziara e de Planejamento e Gestão, Marcondes Nunes, além do presidente interino da Codiub, José Renato Gomes. As equipes das secretarias e da Codiub também assistiram a apresentação e puderam tirar algumas dúvidas quanto ao funcionamento do produto.


O prefeito Paulo Piau destacou que a sociedade tem cobrado das prefeituras transparência e eficiência, um processo que precisa de informática e que, portanto, a prefeitura está aberta para a inovação e para projetos que venham a destravar os serviços prestados. “Estamos trabalhando para diminuir a burocracia e a proposta apresentada vem de encontro ao nosso interesse de facilitar a vida da população. Conseguir informatizar os processos seria um grande avanço porque temos que acabar com o tanto de papel que gira na prefeitura. Até porque sabemos que esse é um bom caminho para diminuir custo e melhorar a eficiência. O próximo passo agora será de estudar como esse sistema se encaixa no processo da prefeitura e então medir o grau de desafio que temos para poder melhorar”, aponta Piau.


Encerrada a reunião ficou decidido agora um novo encontro para discutir detalhes mais técnicos da proposta de forma a estudar a viabilidade do produto para a Prefeitura e como ele poderia ser aderido pela Codiub. O presidente da companhia destacou que todos os envolvidos na liberação do alvará precisam participar das decisões de forma que o sistema venha para auxiliar o andamento dos processos da prefeitura, ao invés de atrapalhar.


A equipe também deverá estudar a implantação do projeto nas cidades de Olímpia e São José do Rio Preto de forma a levantar como as mudanças afetaram o serviço dessas prefeituras e quais benefícios têm sido absorvidos pela cidade.

Jorn. Natália Melo
Comunicação PMU 

 
 
 

Outras Notícias: Planejamento



Voltar