WEBISS

WEBMAIL

MULHER

EMPREENDEDOR..

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

Educação e Cultura

17/04/2016 - Dia Nacional do Livro Infantil é comemorado em diversas escolas da rede municipal

Dia 18 de abril comemora-se o Dia Nacional do Livro Infantil, decretado em Lei, em memória ao aniversário do escritor infantojuvenil Monteiro Lobato. Nas 68 unidades escolares da rede municipal de Uberaba, as ações que envolvem a leitura são diversificadas e contam, com a colaboração de educadores dedicados a promoverem a mudança no ensino-aprendizagem por meio da prática. 

Entre os exemplos, pode-se citar o lançamento do projeto “Maleta Literária”, que tem o objetivo de desenvolver habilidades de leitura. O evento acontecerá na Escola Municipal Urbana Frei Eugênio, nesta segunda (18), às 15h. O projeto inicialmenteapresentado pela professora da Secretaria de Educação (Semed) Darci Bosco, foi incrementado, inovado e trabalhado com turmas de cinco e seis anos do Tempo Integral. A professora Roberta Maria Ramos Silvestre trabalha a literatura com quatro turmas. Toda segunda-feira, cinco alunos de cada sala levam as maletas para casa e devolvem uma semana depois. A maleta contém dois livros literários e uma revistinha, além de materiais para fazerem o trabalho de desenho e resposta a um formulário sobre o livro. A cada semana os alunos participantes se reúnem com os demais da turma em um auditório e contam a história escolhida.


Este é um dos projetos de Uberaba que foi selecionado para o Prêmio Vivaleitura, junto com o projeto desenvolvido na Escola Municipal Frederico Peiró (rural), pela professora Maria Amélia Almeida Pucci. O Estrelas da Leitura inicialmente foi elaborado para atender às necessidades de leitura e desenvolvimento da arte de alunos com necessidades especiais, do Atendimento Educacional Especializado (AEE). Os alunos sãop incentivados pela professora a praticarem a leitura e, a cada livro, ganhavam uma estrelinha. No final do segundo semestre, quem tem mais estrelas, recebe uma premiação.

A articuladora da equipe da Semed, Tânia Ulhôa indica que, neste ano, a proposta é para que as escolas se voltem para as obras do Monteiro Lobato, em especial as obras como Sitio do Pica-Pau Amarelo, Caçadas de Pedrinho, entre outras.

Tânia comenta que as unidades realizam projetos como, Sacolinhas literárias, Pasta literária, além da Hora do Conto e múltiplos projetos sobre o tema, sempre incentivado a leitura. “Então quando falamos que temos um Programa Nacional de Incentivo à Leitura (Proler), não é que ele direciona, mas ele abre oportunidades para que as escolas, os pais, os professores, todas as pessoas, trabalhem com essa ideia de formar novos leitores e que esses leitores continuem lendo por toda a sua vida. Quando se fala em leitura literária é a leitura da arte, a leitura da palavra artística e isso está impactando muito na nossa sociedade. Porque a leitura literária ela diverte, ela provoca reflexões e ela tem o poder equilibrador das emoções”, concluí.

“Incentivo à leitura é um dos fatores que vêm contribuindo para a melhoria da qualidade da educação pública! Uma pesquisa atual do MEC mostra que as melhores escolas públicas do país investem, diariamente, na leitura em suas diversas roupagens”, completa a secretária de municipal de Educação de Uberaba, Silvana Elias. 

Jor. Katiuscia Antunes

 

Acesse: http://www.uberaba.mg.gov.br/portal/principal

 
 
 

Outras Notícias: Educação e Cultura



Voltar