WEBISS

WEBMAIL

MULHER

EMPREENDEDOR..

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

Educação e Cultura

14/04/2016 - Aedes Aegytpti e Crack serão temas abordados em gincana das Olimpíada e Paralimpíada Interescolares Municipal de Uberaba

Escolas Municipais da Rede de Ensino de Uberaba se preparam para a abertura da Olimpíada e Paralimpíada Interescolares 2016, neste domingo (17), às 09h no Cemea Abadia, com largada do passeio ciclístico, condução da Tocha Olímpica Municipal e logo depois a solenidade inicial. O evento que vai até o dia 08 de maio, está sendo organizado pela Secretaria de Educação, por meio do Departamento de Assuntos Esportivos Educacionais (DAEE), com o intuito de proporcionar a interatividade com competições esportivas, culturais e de conhecimento entre os jovens.

As outras etapas acontecem a partir do dia 25 de abril, que consistem em: Jogos Olímpicos e Paralímpicos nos Núcleos Esportivos; Gincana nas Unidades Escolares com atividades esportivas olímpicas, paralímpicas, culturais e de conhecimentos; EJA – Atividades Esportivas, Culturais e de Conhecimentos; Educação Infantil – Atividades Esportivas, Culturais e de Conhecimentos e Premiação das Escolas Vencedoras, durante Solenidade Oficial de Passagem da Tocha Olímpica em Uberaba.

Na gincana os coordenadores estão trabalhando com os alunos, temas referentes ao Aedes Aegypti e o Crack. Segundo a diretora do DAEE, Fernanda Roqueti, as escolas da rede municipal já estão cientes sobre o regulamento de cada etapa, sendo que a tocha a que se refere o documento está sendo confeccionada dentro das escolas, para ser utilizada no dia da abertura das Olimpíada e Paralimpíada Interescolares.

“As competições têm por finalidade, fomentar a prática do esporte e do paradesporto, com fins educativos, como também, o desenvolvimento do talento dos nossos alunos. Nós queremos proporcionar a eles a vivência da condução da tocha, pois a cidade será uma das sedes da passagem da Tocha Olímpica”, ressalta Roqueti.

Para a diretora da Escola Municipal Adolfo Bezerra de Menezes, participar deste projeto é de grande importância, pois todos os 850 alunos da rede, estão se envolvendo. “A preparação da nossa tocha e a discussão sobre o foco que queríamos representar, teve a participação de todos. Ela simboliza a vida e o prazer que é viver neste país chamado Brasil”, enfatiza Maria Abadia Vieria da Cruz.

Fernanda ainda informa que os Jogos Olímpicos e Paralímpicos acontecerão em seis Núcleos e o público-alvo dessa etapa será os alunos do 5º ao 9º ano do Ensino Fundamental. “As escolas estão organizando os treinamentos dos alunos, com o apoio dos professores de Educação Física”, enfatiza.

Mais detalhes - Os alunos participarão com as seguintes modalidades: Atletismo; Revezamento 75m raso; 75m raso individual; Atletismo Paralímpico; Arremesso de dardo; Arremesso de peso; 75m raso individual; Esgrima; Ginástica Artística; Rugby; Vôlei Sentado; Badminton; Bocha Adaptada; Basquetebol; Handebol; Polo Aquático; Vôlei de Praia; Natação: 25 m nado livre; Tênis de Mesa; Vôlei Sentado; Futebol; Judô; Natação Paralímpica 25m livre e Goalball.

25/04 a 29-04 - Para a Gincana nas Unidades Escolares com atividades esportivas olímpicas, paralímpicas, culturais e de conhecimento, público-alvo será os alunos do Pré-Escolar, 1º ao 9º ano do Ensino Fundamental parcial e integral e alunos pertencentes aos projetos. Fernanda explica que a Gincana deverá ser estruturada por toda a equipe escolar observando, que dentre as atividades planejadas, será obrigatória uma atividade esportiva diária conciliada às atividades culturais e/ou de conhecimentos.

02/05 a 06/05 - Na etapa da Educação Infantil será elaborada atividade específica para essa faixa etária, pela equipe de cada Unidade Escolar. Já a premiação acontecerá, após a Solenidade Oficial da Passagem da Tocha Olímpica por Uberaba, no dia 08 de maio, quando ocorrerá a entrega do troféu para a Escola Campeã de Cada Núcleo Esportivo.

Jor. Katiuscia Antunes

 

Acesse: http://www.uberaba.mg.gov.br/portal/principal

 
 
 

Outras Notícias: Educação e Cultura



Voltar