WEBISS

WEBMAIL

MULHER

EMPREENDEDOR..

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

Educação e Cultura

01/04/2016 - Auxiliares de Biblioteca participam de capacitação para formação técnica e educativa

Mais do que organizar, orientar e zelar pelo ambiente como um todo, o auxiliar de biblioteca tem também a grande responsabilidade de proporcionar um local adequado e, principalmente, incentivar a formação de hábito e gosto pela leitura. Pensando nesta vertente dos profissionais que trabalham nas escolas municipais de Uberaba, o Departamento de Artes, Cultura e Projetos Especiais, da Secretaria Municipal de Educação (Semed), elaborou um curso voltado a esses servidores. A primeira etapa aconteceu nesta quarta-feira (30) na Casa do Educador. O curso é direcionado aos auxiliares de biblioteca das 31 unidades de ensino municipal do 1º ao 9º ano.

O curso teve a participação de 63 pessoas, e terá duração de três horas presenciais e três horas de atividades complementares, com abordagens técnicas de dinamização de leitura, organização de estantes, catalogação de livros, higienização do ambiente, e até mesmo manutenção de obras danificadas.

As aulas mensais, são ministradas pelas professoras que fazem parte da equipe de coordenação da seção das bibliotecas escolares municipais que aplicam o curso de uma das vertentes do Programa Nacional de Incentivo à Leitura (Proler). O projeto, também, prevê a revitalização da rede de biblioteca das escolas municipais, iniciado no ano passado.

Segundo a articuladora da equipe, Tânia Ulhôa, o curso se estenderá até o mês de novembro, com a expectativa de 80 profissionais que participarão do projeto. Todo o conteúdo será abordando a capacitação, formação leitora e a formação técnica dos auxiliares. “As pessoas que trabalham nesse ambiente precisam aprender que leitura é fundamental. Por isso, a capacitação leitora é tão importante quanto a técnica. A função do auxiliar bibliotecário é uma posição técnico-administrativa, com atribuições educativas.”, comenta Tânia.

A articuladora ainda explica que os eixos trabalhados com os auxiliares, serão os eixos de formação profissional, dinamização de prática de leituras e adequação do espaço físico. O próximo curso será realizado no dia 20 de abril em horários alternados, na Casa do Educador, localizado na Rua Manoel Brandão, nº 110, Bairro Mercês.

Jor. Katiuscia Antunes

 

Acesse: https://www.facebook.com/PrefUberaba/?fref=ts

http://www.uberaba.mg.gov.br/portal/principal

 
 
 

Outras Notícias: Educação e Cultura



Voltar