WEBISS

WEBMAIL

MULHER

EMPREENDEDOR..

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

Planejamento

29/03/2016 - PMU plantará 3 mil novas árvores e plantas no trajeto dos novos BRT’s

Das mais de 200 antes previstas para corte, mais de 150 estão sendo replantadas pela PMU e 3 mil novas unidades serão plantadas ao longo do trecho e áreas próximas.Rua Bento Ferreira será inteira preservada.
 
As obras de implantação dos novos eixos do sistema BRT/Vetor de transporte coletivo, Sudeste e Sudoeste, contará com o plantio de três mil árvores e outras plantas. O projeto inicial que previa o corte de 200 árvores foi todo revisto há 15 dias seguindo determinação do prefeito Paulo Piau. Com isso, mais de 150 árvores estão sendo replantadas e por volta de 45 serão cortadas, mas compensadas de forma que, a cada cortada, mais de 60 serão plantadas, no entorno da área impactada, totalizando 3 mil novas unidades. Vale ressaltar que os replantios já começaram, sendo na rotatória do Parque Fernando Costa e também na ultima rotatória da Av. João XXIII.


Este trabalho envolve as secretarias municipais de Meio Ambiente (Semam), Serviços Urbanos (Sesurb), Obras (Seob) e Planejamento e Gestão Urbana (Seplan). De acordo com o secretário de Planejamento e Gestão Urbana, Marcondes Nunes de Freitas, até esta segunda-feira (28), foram cortadas 37 árvores e outras 51 foram salvas, retiradas e replantadas, como forma de desenvolver as obras de infraestrutura de transporte coletivo em Uberaba, sem comprometer o meio ambiente e a arborização do município.


“O projeto como um todo prevê o plantio de 3 mil espécimes. A cidade ficará mais verde após o encerramento das obras, por isso não há prejuízo para o meio ambiente,pelo contrário, estamos criando um grande cinturão verde. O número de supressão trabalhado é o que está dentro da autorização e abrange em sua maioria, árvores não adequadas para o perímetro urbano, ou por altura inadequada que pode atingir a rede elétrica, ou por raízes que destroem as calçadas. Mesmo assim a grande maioria está sendo replantada onde não oferece risco, esclarece Marcondes.
 
Bento Ferreira e Arborização – Até o momento, o número de árvores deslocadas pela Sesurb tem sido inferior ao inicialmente previsto, após decisão do prefeito Paulo Piau. Algumas áreas ainda estão sob avaliação, mas estima-se que o número total de corte não chegue a 45 unidades, sendo compensadas com o plantio de 3 mil novas unidades. Não haverá corte de árvores na Rua Bento Ferreira, já que o projeto foi adequado para preservar as grandes árvores existentes no local. As atividades de replantio de árvores resultarão em um aumento de mais de 300% da arborização na região impactada. "Ao contrário do que tem sido dito, todos os esforços estão sendo feitos para minimizar os impactos e aumentar a arborização. Portanto, a população pode ficar tranquila que o plano de paisagismo e arborização do projeto vai trazer uma grande benefício para a cidade como um todo", finalizou Marcondes.    
 
Breno Cordeiro (estagiário de jornalismo)

Acesse: www.facebook.com/PrefUberaba

 
 
 

Outras Notícias: Planejamento



Voltar