WEBISS

WEBMAIL

MULHER

EMPREENDEDOR..

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

Agronegócio

22/03/2016 - Sagri intensifica manutenção das estradas rurais

Projetos independentes e em parceria com usinas seguem a todo o vapor; trabalho é diário e segue ordem de necessidade
 
O projeto de revitalização das estradas rurais de Uberaba, desenvolvido pela parceria entre as secretarias municipais do Desenvolvimento do Agronegócio (Sagri) e do Meio Ambiente (Semam), tem início nesta segunda-feira (21). No decorrer desta semana, profissionais das usinas Vale do Tijuco (representante da CMAA – Companhia Mineira de Açúcar e Álcool) e Delta Sucroenergia começam os trabalhos na estrada da Casa Azul.


Conforme aponta o secretário adjunto de Desenvolvimento do Agronegócio, Carlos Dalberto, a recuperação da estrada rural URA 330, conhecida localmente como estrada da Casa Azul, deve ser trabalhada até outubro deste ano. “Uberaba conta com 5.200 km de estradas rurais e o projeto permite uma revitalização mais rápida porque contamos com o auxílio das usinas. Graças a esta iniciativa, conseguimos assegurar a qualidade das vias públicas, que beneficiará todo o município e, em especial, as comunidades rurais”, afirma Carlos.


O projeto nasceu a partir da assinatura de Termos de Cooperação para Desenvolvimento de Boas Práticas Ambientais, que preveem a colaboração entre as usinas e Prefeitura Municipal de Uberaba (PMU). As secretarias oferecem determinados serviços às usinas que, em troca, devem manter as estradas rurais contempladas no projeto em boas condições de circulação.


A ideia é beneficiar as indústrias que fazem uso das estradas, bem como o transporte escolar das comunidades rurais, que dependem das vias para garantir acesso à educação a todas as crianças da zona rural. A estrada da Casa Azul, por exemplo, faz parte do percurso diário de quase 250 jovens estudantes.


Paralelamente ao projeto desenvolvido com as usinas da cidade, a Sagri trabalha a manutenção cotidiana e pontual de segmentos das estradas rurais que precisam de atenção urgente, resultado dos danos causados periodicamente por pancadas fortes de chuva na região.


“Neste sábado, trabalhamos estradas em três regiões: Peirópolis, seções da BR 050 e a comunidade rural de Santa Rosa. Este trabalho é constante e conta com três equipes destacadas para esse fim”, conta o secretário adjunto.


A Sagri escolhe as estradas a serem trabalhadas conforme a necessidade, ainda segundo Carlos Dalberto. As três regiões referidas desempenham uma função importante no escoamento da safra de soja do município. “Graças à manutenção que realizamos, já alcançamos 50% do escoamento de soja daqueles locais”, avalia. A partir desta terça-feira (22), a Sagri dedica-se à recuperação da antiga estrada rural de Água Comprida.

Breno Cordeiro (estagiário de jornalismo)

Acesse: www.facebook.com/PrefUberaba

 
 
 

Outras Notícias: Agronegócio



Voltar