WEBISS

WEBMAIL

MULHER

EMPREENDEDOR..

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

Desenvolvimento Social

12/03/2016 - A Seds participa do 1º Encontro de Gestores de Assistência Social em Belo Horizonte

Secretaria de Desenvolvimento Social participou esta semana em Belo Horizonte do 1º Encontro de Gestores de Assistência Social, realizado pela Secretaria de Estado de Trabalho e Desenvolvimento Social (Sedese), e o Colegiado de Gestores Municipais de Assistência Social de Minas gerais (Cogemas-MG), para o esclarecimento de dúvidas e debates sobre algumas diretrizes.
 
No evento participaram 834 municípios de Minas Gerais e Uberaba foi representado pela chefe do Departamento de Proteção Social Especial da Seds, Cláudia Cristina Silva, onde se reuniram por dois dias na Cidade Administrativa.
 
O encontro foi organizado com mesas temáticas, sobre a Regionalização dos Serviços de Proteção Social Especial, bem como a aplicação dos recursos financeiros, através do Piso Mineiro que foi explanado sobre a Portaria 113/2015 do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome e o Fundo Nacional de Assistência Social que regula o cofinanciamento do Sistema Único de Assistência Social (SUAS), tanto dos serviços de projetos e programas dentro de blocos de financiamento.
 
Além dos representantes do município a conferência contou a presença do secretário de Estado de Trabalho e Desenvolvimento Social, André Quintão, secretária Nacional de Assistência Social (SNAS) Ieda Castro e Secretária Simone Albuquerque, entre outros.
 
De acordo com a chefe do Departamento Cláudia Cristina Silva o ponto alto do evento, foi sobre o FNAS dos blocos de financiamento, que dão uma maior flexibilização e autonomia aos municípios, para a utilização dos recursos. Ela explica que o programa é distribuído em blocos, como os da Proteção Social Básica, Proteção Social de Media Complexidade, Proteção Social Especial de Alta Complexidade e do Índice de Gestão Descentralizada (IGD).
 
“Nesse encontro foi reforçado a necessidade da compreensão que a Assistência Social e os serviços essenciais não podem sofrer dissolução de continuidade. Com isso, conseguimos esclarecer todas as dúvidas e retornar para o município com uma capacitação positiva, sobre os programas”, frisa Silva.
 
O encontro terá uma segunda etapa, entre o mês de abril e maio em Brasília. No local será realizada uma nova capacitação pelo Congema Nacional, com a participação dos gestores e técnicos da assistência social de cada município. O tema que será trabalhando, ainda não foi divulgado pelo colegiado.
 
 
Jor. Katiuscia Antunes

 
Acesse: 
http://www.uberaba.mg.gov.br/portal/principal
 
https://www.facebook.com/PrefUberaba

 

 
 
 

Outras Notícias: Desenvolvimento Social



Voltar