WEBISS

WEBMAIL

MULHER

EMPREENDEDOR..

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

Agronegócio

31/03/2009 - Pequenos produtores dão exemplo de preservação ambiental

Em se tratando de preservação ambiental os pequenos produtores saem na frente e são exemplos quanto se trata da preservação das nascentes do rio Uberaba.

Levantamento efetuado pela Secretaria de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Sagri), aponta que, na região da comunidade rural de Santa Rosa, que abriga o vale do rio Uberaba (das suas nascentes até a captação de água para o abastecimento da cidade), existem 13 córregos. 

Eles são originários de 450 nascentes que se encontram nos córregos da Mata da Vida, Barreiro, Limo, Mutum, Sapecado, Inhame, Alegria, Lajeado, Buracão, Lanhoso, Água Santa e Saudade.

As atividades agrícolas e pecuárias desenvolvidas na região, com total apoio da Sagri, têm as características de manejo que visam preservar o manancial hídrico.

As principais atividades nestes locais são a pecuária de leite, a horticultura programada, a cultura do milho em pequena escala, a produção artesanal de alimentos derivados destas culturas, destacando-se, principalmente, a produção de queijos, doce de leite e de frutas, e a produção de mandioca para farinha.

De acordo com o levantamento, a região se estende por uma área de 39 mil 525 hectares de pastos, 14 mil 207 hectares de vegetação nativa (reserva legal) e 4 mil 200 hectares de Área de Preservação Permanente (APP).

Garantindo a existência das minas, são 34% de APP e vegetação nativa.

Segundo o titular da Sagri, José Humberto Guimarães, a Prefeitura tem atuado no sentido de garantir esta preservação através de seus programas que são estendidos a todos os pequenos produtores, como Produção de Leite a Pasto, através de pastejo rotacionado, Produção de Hortícolas e o fomento da produção em especial dos derivados de leite, com o monitoramento do Serviço de Inspeção Municipal de Produtos de Origem Animal (SIM).

“Todos os nossos programas têm o acompanhamento técnico e gerencial da equipe da Sagri”, garante Guimarães.
De acordo com ele, “dentro deste contexto e, considerando os aspectos parasidíacos do local, como a cachoeira do Brotão, a Ponte dos Bambuzais, a Mata dos Angicos, entre outros, a Prefeitura está fazendo um trabalho para a instalação do turismo rural e que o mesmo já conta com três produtores inseridos na proposta”.

A região de Santa Rosa conta com 266 produtores de leite, 129 de gado de criar, 17 de frango, 72 de milho e 42 produtores de hortaliças.
 

 
 
 

Outras Notícias: Agronegócio



Voltar