WEBISS

WEBMAIL

MULHER

EMPREENDEDOR..

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

Educação e Cultura

03/02/2016 - Semed divulga cardápio da merenda escolar na rede de ensino

E concurso de Receitas Culinárias continua com inscrições abertas


A Secretaria Municipal de Educação, por meio da sessão de Nutrição e Alimentação Escolar, divulgou no Porta-Voz nº 1370, de 29 de janeiro de 2016, o cardápio da merenda escolar do mês de fevereiro, para alunos da rede municipal de ensino. A lista de alimentação balanceada é divulgada mensalmente no interior das escolas e pelo site da prefeitura.


Essa ação visa a atender à Lei Municipal nº 12.178/2015 que exige a divulgação tanto interna quanto externa, com no mínimo dois dias de antecedência do fornecimento. Caso ocorra alguma mudança, ele deverá ser divulgado nos mesmos critérios. A Lei se faz necessária para que a comunidade escolar possa observar e balancear a alimentação que faz fora e dentro da escola, contribuindo para que essa informação se estenda até as famílias.


De acordo com a Chefe da Sessão de Nutrição Mariana Pangoni o cardápio segue uma rotatividade com três refeições diferentes, elaboradas por uma equipe de nutrição da Semed, que seguem critérios de contrato com a empresa Nutriplus. No cardápio, são oferecidos todos os tipos de carnes, peixes, frutas e verduras. “Nosso foco é seguir o percentual de nutrientes de acordo com cada faixa etária dos alunos. Mesmo tendo que seguir vários critérios, nossa equipe aplica testes de aceitabilidade nos alunos, para avaliação do cardápio oferecidos a eles. Caso o percentual for negativo fazemos as devidas alterações necessárias”, pontua.


Para a Secretária Silvana Elias a educação de qualidade acontece quando a comunidade tem acesso aos recursos básicos para a estadia na escola e para o desenvolvimento físico e psíquico. Ela indica que a merenda balanceada e rica, como é a das escolas municipais, é um grande benefício para a comunidade e uma prioridade do governo Paulo Piau, que terceiriza o serviço para a Nutriplus, deixando os gestores escolares com foco no ensino-aprendizagem.


Concurso de Receitas – Estão abertas ainda as inscrições para o 2º Concurso de Receitas Culinárias do Programa Alimentação Escolar, para cozinheiras das redes de ensino em Uberaba. As inscrições poderão ser feitas até o dia 12 de fevereiro. O resultado final com a premiação ocorrerá durante o XX Congresso dos Educadores, no dia 21 de março de 2016. As dez primeiras receitas classificadas receberão Certificado de Participação, as três primeiras classificadas receberão prêmios e a primeira colocada terá a sua receita inserida no cardápio escolar.


Os pratos serão avaliados através de uma comissão julgadora, composta por um representante do conselho, dois nutricionistas convidados, dois alunos representantes do grêmio estudantil, dois alunos representantes do Cae Mirim e três representantes de pais de alunos integrantes do Conselho Escolar das Redes. Para os interessados em participar do concurso o regulamento, já está publicado no Jornal Oficial Porta-Voz 1365, do dia 15 de janeiro, no site da prefeitura http://www.uberaba.mg.gov.br. Serão aceitas somente uma receita por participante.

Jorn. Katiuscia Antunes

http://www.uberaba.mg.gov.br/portal/principal

 
 
 

Outras Notícias: Educação e Cultura



Voltar