WEBISS

WEBMAIL

MULHER

EMPREENDEDOR..

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

Agronegócio

26/01/2016 - Cistrisul reconduz prefeito Rui Ramos na presidência

Cistrisul reconduz prefeito Rui Ramos na presidência

Além de implantar o Samu Regional, foco do consórcio é, também, voltado para o aumento da oferta de leitos hospitalares para a região

Com a presença de 17 dos 27 prefeitos da sua área de abrangência, o Cistrisul (Consórcio Público Intermunicipal de Saúde da Rede de Urgência e Emergência da Macrorregião do Triangulo do Sul), foi reconduzido ao cargo de presidente do órgão, por aclamação, o prefeito de Pirajuba e vice-presidente da AMM (Associação Mineira de Municípios), Rui Ramos, para um mandato de dois anos, de 25 de janeiro de 2016 a 25 de janeiro de 2018, respeitadas as regras eleitorais e posteriores deliberações em assembleia. Na vice-presidência também foi eleita e empossada a prefeita de Delta, Lauzita Rezende da Costa. Assembleia Geral Extraordinária foi realizada em Uberaba, no auditório da Fiemg Regional Vale do Rio Grande. Junto com a implementação do Samu Regional, o grande desafio do consórcio é assegurar a porta de entrada em unidades hospitalares aos usuários a serem transportados pelo sistema. 

Samu Regional é vinculado ao Cistrisul - A unidade abrangerá os 27 municípios, divididos nas microrregiões Frutal- Iturama, Uberaba e Araxá. Para atender os casos de emergência, o projeto visa a implantação de cinco Unidades de Saúde Avançada (USAs), sendo duas em Uberaba e outras três, divididas entre Araxá, Frutal e Iturama. O serviço é acionado quando há necessidade de intervenção médica imediata, e o resgate é feito por um condutor socorrista, um médico e um enfermeiro.  Além disso, 19 Unidades de Saúde Básica (USBs) estão previstas, sendo três em Uberaba. Voltado para casos de urgência, o serviço oferece o pronto atendimento, mas não sem risco de morte iminente. Para o Samu Regional do Triângulo do Sul, já foram encomendadas 24 ambulâncias que poderão ser entregues no final de abril próximo.
O presidente do Cristrisul, Rui Ramos, ao final da reunião destacou que as definições em torno da eleição da nova diretoria ocorreram dentro do previsto. “Mas, o mais importante que isso, foi a continuidade da discussão do problema da saúde aqui da região. Nessa questão, bem colocada por todos os presentes de que o Samu é um avanço muito grande, porém,  sozinho não resolve os problemas, principalmente na questão das vagas [leitos hospitalares] que é muito sério”, comentou.
Para o presidente da Amvale (Associação dos Municípios da Microrregião do Vale do Rio Grande), Ademir de Mello, com a recondução de Rui Ramos e a escolha de Lauzita Rezende da Costa , “o Cistrisul vai estar muito bem dirigido por eles”.
Presente à Assembleia, o deputado estadual Toni Carlos informou que na última sexta-feira, o Conselho Administrativo do DER-MG (Departamento de Estradas de Rodagem de Minas Gerais) aprovou a doação, em definitivo, de área na BR-050, na saída para Delta, com 5.115 metros quadrados, ao Cistrisul, com a finalidade de implantar a sede própria do Samu Regional. Processo tramita na Assembleia Legislativa e deverá ser apreciado e votado em fevereiro, anunciou o parlamentar. Nesta quarta-feira, 27, deverá ocorrer encontro do Cistrisul com o novo comando do 8º Batalhão de Bombeiro Militar, para dar andamento às tratativas relacionadas às obras de  reforma de prédio na Rua 13 de Maio, onde será instalada a sede provisória do Samu Regional.     

Porta de entrada - Prefeitos e gestores de saúde presentes à reunião manifestaram preocupação quanto a situação da área na região. Consideram extremamente positiva a implantação e funcionamento do Samu Regional. Porém, vão reforçar gestões no sentido de que “as ambulâncias tenham aonde levar e aonde hospedar os pacientes transportados”, conforme expôs o prefeito de Sacramento, Bruno Scalon Cordeiro, ao lamentar o recente fechamento da unidade hospitalar, Casa do Caminho, em Araxá.    
“Temos que estar juntos, os prefeitos e gestores dos 27 municípios do da região do Triângulo Sul, no sentido de lutarmos com firmeza na defesa dos assuntos maiores que afetam nossa população, por exemplo, saúde e segurança pública”, disse o prefeito de Uberaba.  Paulo Piau revelou que, na saúde, há uma defasagem da ordem de 500 leitos. “É muita coisa!”, apontou.  Citou que entre 50 e 60 pacientes estão internados na UPA à espera de vagas na rede hospitalar, cuja responsabilidade da regulação é do Governo do Estado.
Paulo Piau falou, de outra parte, sobre o Hospital Regional.  Mesmo com os 160 novos leitos, a necessidade de mais leitos ainda persistirá. Oportunamente espera definir com os colegas prefeitos, de forma coletiva, a melhor forma de gerir o HR que era para estar aberto desde 2012. A preocupação é com o custeio do hospital que pelo depoimento dele poderia estar aberto.  Ainda espera pela formalização de convênio para o repasse de R$ 4,5 milhões à unidade hospitalar pública regional. 

Lúcio Castellano – MG 04052 JP
assessor de imprensa Amvale   

 
 
 

Outras Notícias: Agronegócio



Voltar