WEBISS

WEBMAIL

MULHER

EMPREENDEDOR..

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

Meio Ambiente

15/01/2016 - IBAMA aprova projeto de reforma do Parque Jacarandá

IBAMA aprova projeto de reforma do Parque Jacarandá

Projeto da Secretaria de Meio Ambiente para reformar o zoológico “Bosque Jacarandá”, é aprovado pelo Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (IBAMA). Os recursos para a reforma do local será captado através de compensatórias ambientais delimitadas, pela deliberação das normativas do Conselho Municipal de Meio Ambiente (COMAM).

De acordo com o secretário adjunto do Meio Ambiente, Marco Túlio Machado Borges, eles descartaram a possibilidade de abrir a licitação ou utilizar os recursos da prefeitura. Optando apenas, por fazer a catalogação destas compensações e negociando com os empreendedores para o devido repasse. “Este formato não é realizado, com os recursos que entram para a prefeitura. A gente simplesmente pega o valor, o empreendedor executa a obra com alguma intervenção ou supressão legalizada e nos entrega o repasse. Isso é o que temos em mente hoje, para viabilizar a obra”.

O planejamento prevê reforma geral do bosque, o que contemplará toda a área de quarentena e dos recintos dos animais, reconstrução da área administrativa, entre outras. Após o processo de captação de compensatórias ambientais, o cronograma previsto para a obra é de um ano. “Obviamente a gente não vai dar conta de fazer tudo de uma vez. E isso inclusive já está exposto ao Ministério Público que entende esta questão. A ideia é reformar primeiro a área de quarentena para onde os animais, que estão chipados e são acompanhados pelo Ibama, serão transferidos durante a reforma de cada recinto. Nesta primeira etapa não haverá o fechamento do local, mas nas outras etapas, terá a possibilidade de fechamento para a devida segurança dos visitantes”, afirma o secretario adjunto.

O parque conta hoje com 45 animais, entre, aves repteis e mamíferos. Em razão de o bosque estar localizado em área urbana, rodeado de residências e de empreendimentos em construção, será anexado uma cerca viva para minimizar impacto visual e sonoro sobre os animais.

 

Jor.Katiuscia Antunes

14/01/16

https://www.facebook.com/PrefUberaba

http://www.uberaba.mg.gov.br/portal/principal

 
 
 

Outras Notícias: Meio Ambiente



Voltar