WEBISS

WEBMAIL

MULHER

EMPREENDEDOR..

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

Meio Ambiente

22/09/2021 - Reaberta à população, Mata do Ipê vai funcionar de terça a domingo

Em comemoração ao Dia da Árvore, o Parque Municipal Mata do Ipê foi reaberto nessa terça-feira (21), revitalizado e com todas as medidas sanitárias de distanciamento e higienização. O local passa a funcionar de terça-feira a domingo, das 7h às 16h.  A prefeita Elisa Araújo chamou a atenção para a necessidade de ampliar a arborização em Uberaba, que sofre com a crise hídrica e as sufocantes queimadas.

A prefeita destacou o trabalho confiado ao secretário do Meio Ambiente e de Planejamento, Carlos Delfino, para implantação da Unidade de Parques e Jardins e a elaboração do Plano de Arborização já em estudos pela administração municipal. “Vamos cuidar dos nossos espaços públicos levando à nossa população o sentimento de pertencer à cidade”, disse.

O biólogo da Semam, Paulo César Franco, informou que a Mata do Ipê tem 35.301 m² e é coberta por 88% de Floresta Estacional Semidecidual (Caducifólia), apresentando espécies arbustivas, arbóreas, lianas (cipós) e epífitas. Atualmente está em andamento projeto para introdução de espécies nativas e frutíferas, tais como, goiabeiras, amoreiras, jabuticabeiras, pitangueiras, entre outras, como as 300 mudas repassadas pela Bravo Serviços Logísticos Ltda. ao Município. Dessas, 50 foram plantadas na Mata do Ipê, com ajuda dos colaboradores da empresa.

A gerente de sustentabilidade, Viviane Ruza, representou a empresa, com sede em Uberaba há mais de 20 anos. A Bravo tem sua atuação pautada em contribuir com o desenvolvimento local, através da geração de emprego e renda, além do Programa de Educação Ambiental, sendo que sua Diretoria continua reforçando e buscando parcerias, como essa, que fortaleçam e privilegiam a sociedade de Uberaba como um todo.

De acordo com o chefe da seção de Gestão de Zoológico e Parques, Rick Max Aramaki, o parque sofreu diversas intervenções da Semam, em parceria com a Secretaria de Serviços Urbanos e Obras (Sesurb) e Companhia Operacional de Desenvolvimento, Saneamento e Ações Urbanas (Codau).

Foram instalados dois aeradores com a finalidade de aumentar a oxigenação dos lagos, minimizando a possibilidade de mortandade da fauna aquática, especialmente nesta época mais seca e quente.

Pontes e passarelas sofreram restauração, sendo reforçadas as estruturas das portas e janelas. Foi adquirido um bebedouro industrial de 100 litros, canalizada a água para aumento de vazão das represas, controle constante de lianas e espécies invasoras que prejudicam o desenvolvimento dos indivíduos arbóreos.

Parcerias - A empresa San Marco Veículos foi outra parceira da Semam neste Dia da Árvore, com doações de mudas plantadas no Parque das Acácias e na área do 67º Batalhão da Polícia Militar de Minas Gerais. O diretor comercial da empresa, Washington Ribeiro, contou que o Projeto “Pegue e Plante” existe há 16 anos, distribuindo mudas para a população. No local foram plantadas Uvaia, Conde, Ameixa, Pitanga, Oitis, Quaresmeiras e Ipês brancos e amarelos.

“Essas parcerias são de suma importância, especialmente no que se refere à conscientização das pessoas sobre a preservação do meio ambiente”, concluiu a chefe da Seção do Horto Florestal, Praças, Jardins e Paisagismo, Arielle Fagundes.  

 
 
 

Outras Notícias: Meio Ambiente



Voltar