WEBISS

WEBMAIL

MULHER

EMPREENDEDOR..

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

CODAU

17/12/2015 - Nova ETE Filomena Cartafina entra em operação

A Estação de Tratamento de Esgotos – ETE Filomena Cartafina foi inaugurada nesta quarta-feira (16) pelo Prefeito Paulo Piau e o presidente do Codau, Luiz Guaritá Neto. A entrada em operação desta unidade deixa o município mais perto da meta de tratar 97% dos esgotos coletados na cidade.
 
Agora são duas ETEs modernas. Além desta, o Codau já colocou em funcionamento a Estação Rio Uberaba. Em breve, até o final de 2016 também deverá ser inaugurada a terceira estação, a ETE Conquistinha, permitindo enfim, alcançar os índices propostos neste governo. Segundo o Instituto Trata Brasil, Organização da Sociedade Civil de Interesse Público, ligada ao saneamento e proteção dos recursos hídricos do país, a média das 100 maiores cidades brasileiras em tratamento dos esgotos é de 40,93%.
 
A ETE Filomena Cartafina recebeu investimentos na ordem de R$ 5 milhões. São recursos próprios do Codau, além de uma parte oriundos de convênios firmados com iniciativa privada, através de algumas loteadoras que investiram na expansão imobiliária desta região sul de Uberaba. ETE Filomena Cartafina é totalmente diferente da anterior, que funcionava no mesmo espaço.  O Codau para ampliar e modernizar o sistema investiu em uma nova tecnologia através de reatores fechados. O método anterior era o de depuração dos esgotos através de leito cultivado com capim, que foi desativado. A antiga tinha uma capacidade de tratamento limitado a 15 l/s de esgoto e eficiência em torno de 45%.
 
A nova unidade, com tecnologia que oferece maior eficiência, poderá receber uma vazão de até 100 litros por segundo de esgotos e capacidade suficiente para atender uma população de até 30 mil pessoas. A empresa responsável pela execução da obra foi a Mizumo, uma unidade de negócios do Grupo Jacto. Equipe do Codau já passou pelo treinamento para operar a nova estação.
 
O prefeito Paulo Piau garantiu que está plenamente satisfeito com os avanços alcançados pelo saneamento em Uberaba. E lembrou que a estação tem capacidade e espaço para ser ampliada visando atender o crescimento populacional do região sul, onde ela está instalada.
 
O Presidente do Codau, Luiz Guaritá Neto, ressaltou que é um orgulho para Uberaba entrar no rol das cidades que se preocupam com o meio ambiente. ‘A ETE Filomena Cartafina está contribuindo para a proteção dos recursos hídricos, avançandona universalização do acesso aos serviços de coleta e tratamento dos esgotos. Vamos partir agora para concluir a obra da ETE Conquistinha que já está com a retomada das obras em andamento’, ressaltou ele.
 
O diretor da Mizumo, empresa responsável pela construção da ETE Filomena Cartafina, Hélcio da Silveira, anunciou que será instalada nesta unidade uma micro usina de geração de energia elétrica, para reaproveitar a queda de água originária do efluente tratado e redistribuí-la na iluminação interna da ETE. ‘Esta é uma proposta ecológica, sustentável para uma ETE compacta, que é hoje a maior instalada no Brasil’.
 
Ascom Codau
Uberaba

 

 
 
 

Outras Notícias: CODAU



Voltar