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PROCON

04/12/2015 - Procon já realizou mais de 10 mil atendimentos em 2015

Setor que gera mais reclamações é o de assuntos financeiros
 
A Fundação Municipal de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon) de Uberaba divulgou, nesta quinta-feira (3), o balanço geral de todos os atendimentos realizados pelo órgão desde o primeiro dia de 2015. O setor que lidera em quantidade de reclamações é o de assuntos financeiros.
Até o início de dezembro, foram atendidas exatamente 10.389 demandas de consumidores uberabenses. Destas, um total de 3.607 foram referentes a assuntos financeiros, representando uma proporção de 34,72%.


“Este tipo de reclamações incluem muitos temas, desde negociação de débito até informações sobre nome negativado, dúvidas sobre processos pendentes em bancos, empréstimos pessoais, cobranças indevidas, financiamentos, enfim. É uma das áreas em que existem mais dúvidas para os consumidores”, avalia a chefe do Departamento de Gestão e Operação do Procon, Bruna da Medalha Eleutério.


Em segundo lugar, reclamações sobre serviços essenciais somaram 2.351 atendimentos, representando 22,63% do total. Estes incluem demandas sobre água, luz, gás, telefonia fixa e móvel, bem como transporte pessoal e coletivo. O terceiro assunto mais atendido pelo Procon este ano diz respeito a informações sobre produtos: foram 2.185 demandas, 21,03% do total.


“Neste quesito, temos reclamações e questionamentos sobre garantias de produtos, compras feitas por meio da internet que não chegaram ao seu destino, entre outros”, completa Bruna.


Os outros atendimentos foram classificados nas categorias de Serviços Privados, Saúde, Habitação e Alimentos, em que foi registrado o menor número de demandas – apenas 59, correspondente a 0,57% de todos os atendimentos.


O Procon deverá divulgar o número total de atendimentos realizados durante todo o ano de 2015, no final deste mês.


Breno Cordeiro (estagiário de jornalismo)

 
 
 

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