WEBISS

WEBMAIL

MULHER

EMPREENDEDOR..

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

Agronegócio

03/12/2015 - Sagri apoia produtores rurais e aposta na diversificação de culturas

A Secretaria Municipal de Desenvolvimento do Agronegócio (Sagri) coloca em prática ações para estimular o cultivo de frutas no município de Uberaba e ajudar o pequeno produtor a diversificar seus plantios. A Prefeitura Municipal de Uberaba (PMU) aluga equipamentos para trabalho no campo a preços mais baixos que os de mercado para prestar apoio à produção de alimentos na zona rural.


“A Sagri oferece todo o apoio necessário ao produtor rural. Desde visitas técnicas antes dos plantios, até aconselhamentos sobre o que fazer para aumentar a produtividade e lucrar mais, a secretaria está sempre disposta a colaborar com o homem do campo”, afirma o engenheiro agrônomo da pasta, Deived da Costa Lopes.


Deived explica que a Sagri oferece equipamentos como tratores aos produtores rurais do município. “O produtor aluga o trator por cerca de R$ 35 por hora, o que representa aproximadamente um terço do valor cobrado no mercado. É uma forma de auxiliar o produtor na sua atividade e estimular a atividade econômica do município”, descreve.


O objetivo dos acordos firmados entre a Sagri e os agricultores da zona rural é fomentar a produção de alimentos pouco explorados em Uberaba, particularmente frutas. “Já realizávamos este trabalho com hortaliças, mas, agora, nosso enfoque está na produção de frutas”, acrescenta o engenheiro. Existe um caso de um produtor de leite que ampliou sua atividade e cultiva agora maracujá, graças aos equipamentos alugados pela PMU.


Além de desenvolver a economia local e aumentar a produção de alimentos pouco cultivados por aqui, a iniciativa da Secretaria de Desenvolvimento do Agronegócio oferece mais estabilidade para o produtor que procura investir em uma nova fonte de renda e mantém, ainda, a valorização da agricultura uberabense.


A secretaria possui uma equipe de cinco engenheiros agrônomos disponíveis para o trabalho com produtores. Segundo Deived, Uberaba é pioneira nesta iniciativa e um exemplo para toda Minas Gerais.


Breno Cordeiro (estagiário de jornalismo)

 
 
 

Outras Notícias: Agronegócio



Voltar