WEBISS

WEBMAIL

MULHER

EMPREENDEDOR..

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

Agronegócio

12/11/2015 - Termo de Cooperação firmado entre Prefeitura de Uberaba e Usina Delta inicia manutenção de estradas rurais

Plano de recuperação das vias públicas beneficia transporte escolar das comunidades da região

 
Na manhã desta quarta-feira (11), a Prefeitura de Uberaba, através da Secretaria Municipal de Desenvolvimento do Agronegócio (Sagri), em parceria com a usina Delta Sucroenergia, deu início ao processo de manutenção e recuperação das estradas rurais municipais, conforme acordado em reunião entre as entidades em outubro.

A primeira estrada rural a receber as máquinas da usina foi a URA 330, conhecida como estrada da Casa Azul. O primeiro passo foi a identificação dos trechos mais problemáticos e carentes de manutenção ao longo dos 20 km de extensão da via. Conforme o secretário de Agricultura, José Geraldo Borges Celani, a obra beneficia tanto a Prefeitura Municipal de Uberaba (PMU), quanto a própria usina e, principalmente, a comunidade.

“Estas estradas são muito usadas pelas usinas da região e, também, pelo transporte escolar que atende diariamente aos alunos das comunidades rurais. A sua recuperação acontece graças a uma parceria muito positiva que conquistamos com a usina Delta”, aponta José Geraldo.

Um dos principais objetivos do plano de recuperação é manter e garantir a segurança para as vans escolares que transportam, todos os dias, 240 jovens pelo local. “Este trabalho é diferenciado, não é simplesmente um serviço de manutenção rotineiro”, completa o secretário.

O Sindicato Rural de Uberaba (SRU) também participa do plano, fazendo a ponte comunicativa entre a usina Delta, as pastas da Prefeitura e os produtores rurais da região que inclui as estradas. “Todo mundo ganha com esta iniciativa. A qualidade nas estradas facilita o trabalho dos produtores e ajuda, ainda, a evitar problemas ambientais como a erosão”, pontua o presidente do sindicato, Romeu Borges de Araújo.

A parceria entre a Prefeitura e a usina surgiu por meio de uma iniciativa de oferecer uma opção ao pagamento de Termo de Cooperação por parte da empresa. O serviço de manutenção das vias públicas é realizado em substituição do pagamento do termo, prestando um serviço que atende ao poder público, à usina e à população.

Todo o processo de reparação das estradas foi repassado aos profissionais da usina pela Secretaria Municipal do Meio Ambiente (Semam), conforme as diretrizes e metodologia promulgada pelo Instituto Federal do Triângulo Mineiro (IFTM). A Secretaria Municipal de Educação (Sedec) desempenhou a função de escolher quais as estradas a serem renovadas em primeiro lugar, com vista ao benefício do transporte escolar.

Breno Cordeiro (estagiário de jornalismo)

 
 
 

Outras Notícias: Agronegócio



Voltar