WEBISS

WEBMAIL

MULHER

EMPREENDEDOR..

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

Agronegócio

25/09/2015 - Programa Agrovilas está a todo o vapor na Capelinha do Barreiro

Secretaria de Agricultura usa parcerias para desenvolver comunidades rurais
 
A Secretaria Municipal de Desenvolvimento do Agronegócio (Sagri) realiza uma série de atividades na comunidade rural da Capelinha do Barreiro, inseridas no Programa Agrovilas. As ações contam com a parceria das secretarias de Educação (Semed) e de Meio Ambiente (Semam).


O secretário adjunto de Desenvolvimento do Agronegócio, Carlos Dalberto, explica que a pasta trabalha com o objetivo de implantar um projeto de coleta seletiva na comunidade. “Na semana passada, levamos alunos da E. M. José Marcus Cherém para visitar o Aterro Sanitário da Capela do Barreiro e eles estão em preparação para outra visita à Cooperativa dos Recolhedores Autônomos de Resíduos Sólidos e Materiais Recicláveis de Uberaba, a Cooperu”, salienta Carlos.


Ainda na comunidade da Capela do Barreiro, a parceria entre a secretaria de Educação e de Agricultura viabilizará a instalação de uma horta escolar, com a perspectiva de abordar temas de agroecologia com os estudantes da rede municipal de ensino.


Os moradores da comunidade terão oportunidade, ainda, de participar de um curso de avicultura básica, nos dias 28, 29 e 30 deste mês, organizado pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar). “É uma forma de perpetuar o ensino de produção de frango caipira”, pontua o secretário adjunto. O mesmo curso será realizado na Agrovila de Santa Rosa.


Uma iniciativa da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Agrário abriu editais com propostas de fomento à agricultura familiar, com o objetivo de inserir essa atividade diretamente nas comunidades rurais. A Sagri está em processo de captação das comunidades interessadas para participação do projeto.


O Programa Agrovilas tem a meta de providenciar serviços básicos e infraestrutura para as comunidades rurais do município de Uberaba, oferecendo as condições necessárias para valorizar a categoria do homem do campo e evitando a sua migração para a cidade.


Breno Cordeiro (estagiário de jornalismo)

 
 
 

Outras Notícias: Agronegócio



Voltar