Prefeitura Serviços Municipais Empresas Servidores Municipais Turismo Transporte Coletivo PPP Parceria Público Privada Portal da Transparência

Desenvolvimento do Agronegócio

21/08/2015 - Produção de alimentos é favorecida por clima fresco, diz gerente da Ceasa

Ausência de geada nas plantações surpreende; preços do hortifrúti podem descer


Apesar da estação mais fria do ano, o clima tem se mostrado favorável para o cultivo e colheita de frutas e legumes, reduzindo o preço dos alimentos hortifrutigranjeiros em relação ao que é esperado para o período. É o que afirma o gerente da Central de Abastecimento (Ceasa) de Uberaba, Artur Batista de Paiva Neto.


“Mesmo estando no inverno, não temos visto geada nas colheitas, o que facilita bastante o cultivo de alimentos. O clima mais fresco é outro fator vantajoso que resulta no aumento da produção e oferta de frutas e legumes e, por consequência, na redução dos preços”, explica Artur.


Otimista, o gerente prevê que determinados alimentos passarão por uma descida mais acentuada no preço em comparação a outros, em função da sazonalidade das várias espécies. “Devemos observar uma queda no preço do tomate, da cebola e da batata, enquanto o abacate, por exemplo, não deve seguir essa tendência porque está fora da época”, avalia.


Como solução para driblar o aumento sazonal de preços, visível em alguns alimentos, Artur pontua que é importante pesquisar e se informar sobre a diferença de valores apresentados nos mercados e varejões. “As pesquisas da Ceasa mostram uma diferença de até 200% nos preços em diversos estabelecimentos. É essencial saber onde comprar e, se necessário, substituir os produtos mais caros por outros mais acessíveis”, enfatiza.


Na última cotação de preços do hortifrúti desenvolvida pelo órgão da Secretaria Municipal de Desenvolvimento do Agronegócio (Sagri), foi verificada uma descida de custo em muitos produtos, com destaque para a cebola e a couve-flor.


A sede uberabense da Ceasa passa por uma série de obras de revitalização, como parte integrante do projeto de gestão compartilhada com a Central estadual de Minas Gerais. Está em andamento a reforma da parte elétrica, primeiro passo do programa. Segundo Artur, a próxima fase será a instalação de cancelas eletrônicas e a ampliação do espaço, que permitirá a construção de mais boxes com o objetivo de atrair mais permissionários e comerciantes.

Breno Cordeiro (estagiário de jornalismo)

 
 
 

Outras Notícias: Desenvolvimento do Agronegócio



Voltar
Prefeitura Municipal de Uberaba
Fique por dentro dos nossos canais sociais:

Facebook Prefeitura de Uberaba Twitter Prefeitura de Uberaba Instagram Prefeitura de Uberaba Whatsapp Prefeitura de Uberaba
Prefeitura Municipal de Uberaba - Todos os direitos reservados.
Av Dom Luiz Maria Santana, 141 - CEP.: 38061-080- Uberaba - MG - Tel.: (34) 3318-2000
Atendimento ao Público: Das 12h às 18h.
Desenvolvido por: Codiub