WEBISS

WEBMAIL

MULHER

EMPREENDEDOR..

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

Agronegócio

22/07/2015 - PMU anuncia apoio a ExpoCorte e incentiva turismo de negócios

Evento que é referência no setor pecuário será realizado pela primeira vez em Uberaba durante a Expoinel.

 

Com foco em divulgação de novas tecnologias e conhecimento na área da pecuária, o prefeito Paulo Piau anunciou hoje, por meio de coletiva de imprensa, a vinda do Circuito ExpoCorte pela primeira vez em Uberaba e o apoio da Prefeitura de Uberaba ao evento. Acompanhado pelos secretários de Desenvolvimento Econômico, José Renato Gomes e de Desenvolvimento do Agronegócio, Rodolfo Luciano Cecílio (Turkinho), Piau recebeu a diretora da Verum Eventos, responsável pela organização do Circuito ExpoCorte, Carla Tuccilio, o gerente executivo da ACNB (Associação de Criadores de Nelore do Brasil), Juan Lebron, superintendente de Marketing da ABCZ (Associação Brasileira de Criadores de Zebu) e Romeu Borges, presidente do Sindicato Rural de Uberaba (SRU).

Em seu pronunciamento o prefeito lembra que Uberaba contribui com o Brasil no setor do agronegócio. “Uberaba tem história no agronegócio brasileiro. Estamos entre os maiores produtores de grãos, sendo primeiro PIB do Estado e o 4° do Sudeste. O nelore é a raça predominante no Brasil e esta é uma contribuição de Uberaba. Temos aqui a maior exposição de raça Zebuína do mundo. Exportamos conhecimento. Temos aqui inovação e tecnologia no setor. E é justamente isto que propicia o aumento da produtividade. Este evento é de suma importância, pois irá provocar quem quer produzir, transmitindo conhecimento e inovações. Por isso somos apoiadores, pois entendemos a importância do agronegócio para o Brasil, já que é o principal PIB e é o que tem sustentado este país”, afirmou Piau.

Carla Tuccilio explicou que foi justamente a demanda por informações que criou a necessidade de criar o Circuito, já que até então o mesmo era fixo e acontecia durante a Feicorte, que foi extinta. “Estamos na 4ª edição, sendo cinco etapas por ano, consistindo em duas palestras e debates, além da feira de negócios, que envolve 20 empresas da cadeia produtora de carne. Esta é a segunda vez do circuito em Minas Gerais”, destacou citando ainda a parceria com a Nelore e a ABCZ, que será co-realizadora do evento.

No que tange a fomento de negócios, o secretario José Renato Gomes, lembra do turismo de negócio que envolve um evento deste porte, que tem entidades classistas de renome na organização. “O prefeito sempre nos cobra as demandas do turismo e, por este motivo também, criamos um stand fixo no Parque Fernando Costa. Entendo que é um nicho a ser explorado e estamos trabalhando para isso. A Expoinel era itinerante e se fixou em Uberaba, esperamos que a ExpoCorte siga o mesmo caminho, pois temos interesse em trazer estes eventos para Uberaba, pois entendemos que o movimento de pessoas e negócios realizados na cidade traz benefícios para toda a comunidade”, disse ele.

André Locateli agradeceu a recepção ao evento por parte do Executivo e lembrou o sucesso que é a Expoinel em seus 44 anos de existência, sendo 22 anos em Uberaba. Ele destacou ainda que Uberaba é referência na pecuária mundial e que isto foi significativo para que o evento fosse realizado no município. “E nossa intenção é expandir cada vez mais. Estamos com o Nelore, há três anos temos parceria com a raça Brahman e a um ano com o Gir Leiteiro. Nosso objetivo é expandir e ampliar o foco”, garantiu.

O superintende da ABCZ, Juan Lebron, destacou a disposição da ABCZ em participar da realização do evento, lembrando que não é possível aumentar a produção se não tiver conhecimento, informações de qualidade e que, por isso, a entidade acreditava no projeto e seria parceira.

O presidente do Sindicato Rural, Romeu Borges sugeriu convidar a Ministra da Agricultura Katia Abreu para o evento, visando à apresentação de uma demanda relativa ao custeio pecuário, que é destinado ao financiamento de bens e serviços relacionados a manutenção da pecuária, como: aquisição de sal mineral, ração, medicamentos, limpeza de pastagens, mão-de-obra, etc. Segundo o presidente do SRU, “é necessário discutir os prazos visando a atender os pequenos produtores”.

O Circuito ExpoCorte tem como objetivo percorrer os principais polos de produção pecuária do País para difundir tecnologia e fomentar discussões sobre a cadeia produtiva da carne. Em Uberaba, o evento será realizado nos dias 24 e 25 de setembro, no Parque Fernando Costa, como parte da programação da Expoinel Nacional, que ocorre de 17 a 27 de setembro e é promovida pela Associação dos Criadores de Nelore do Brasil (ACNB).

Jorn. Keila Riceto

Comunicação PMU

 

Sobre o Circuito ExpoCorte

Além da etapa em Uberaba no mês de setembro, o Circuito ExpoCorte 2015 já foi realizado em Cuiabá (MT) no mês de março com a participação de 1.100 pessoas, dentre as quais 90% pecuaristas. A próxima etapa será em Campo Grande (MS) em 29 e 30 julho, Araguaína (TO) em 29 e 30 de outubro, finalizando com Ji-Paraná (RO), em 25 e 26 de novembro.

Em dois dias de workshop, palestras e discussões aprofundam as diversas etapas da vida do animal para obter o boi 7.7.7: ambiente produtivo, 7@ da vaca ao desmame, 7@ do desmame ao boi magro e 7@ do boi magro ao boi gordo.

Além do workshop, os participantes do Circuito ExpoCorte poderão conferir as novidades tecnológicas apresentadas por empresas de referência na pecuária que participam da feira de negócios que compõe o evento. Mais informações www.circuitoexpocorte.com.br e www.facebook.com/verumeventos.

 

Sobre a Expoinel

A Associação dos Criadores de Nelore do Brasil (ACNB), todos os anos, fecha o ano-calendário de exposições com a realização da Expoinel - evento que nos últimos anos se posicionou como o maior da raça Nelore no Brasil, de participação obrigatória para criadores e expositores que disputam o Ranking Nacional Nelore. A exposição é realizada sempre no mês de setembro, no Parque Fernando Costa, em Uberaba (MG).

A ACNB promove dez dias de exposição com aproximadamente mil animais da raça Nelore. Durante a semana acontece a entrada dos animais no parque, as pesagens e diagnósticos de gestação, os julgamentos do Nelore e Nelore Mocho, 10 leilões oficiais e, neste ano, o Circuito ExpoCorte. A Expoinel está em sua 44ª edição e, há 3 anos, abriga também a Expobrahman, realizada pela Associação dos Criadores de Brahman do Brasil (ACBB).  Mais informações www.nelore.org.br e www.facebook.com/neloredobrasiloficial

 
 
 

Outras Notícias: Agronegócio



Voltar