WEBISS

WEBMAIL

MULHER

EMPREENDEDOR..

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

Agronegócio

14/07/2015 - Projeto de Reforma do Mercado Municipal é aprovado na Lei Rouanet

O Ministério da Cultura encaminhou no final da última semana a aprovação do projeto de Reforma do Mercado Municipal de Uberaba dentro da Lei Rouanet. O investimento na obra será de R$ 2.520.734,20 reais. Com a aprovação o recurso deverá ser captado junto a empresas poderão abater o valor do imposto de renda.


O secretário de Desenvolvimento do Agronegócio, Rodolfo Luciano Cecílio (Turkinho), apontou o excelente trabalho realizado por toda a equipe envolvida no desenvolvimento do projeto, e destacou a importância do ex-secretário da pasta, Danilo Siqueira Campos que foi quem encaminhou o desenvolvimento do projeto durante sua gestão. “Para o andamento desse projeto nós dividimos a responsabilidade e hoje estamos colhendo frutos do que cada um plantou, ao fazer a sua parte. Essa é a prova de que juntos realmente podemos mais. Agora a nossa expectativa é de iniciar as obras ainda este ano”, afirma Turkinho.


A gerente do projeto de Reforma do Mercado Municipal, Lucia Cruvinel Lacerda, explicou que os estudos para esse trabalho tiveram início em 2013 quando foi feito um diagnóstico da situação do Mercado junto com os permissionários e os consumidores. “A última reforma do prédio ocorreu há 20 anos, e detectamos varias necessidades latentes. Verificamos quais seriam as intervenções que poderiam ser feitas para melhorar tanto para quem esta trabalhando, quanto para a comunidade de Uberaba e os turistas que passam na cidade”, explica Lacerda.


A Secretaria de Desenvolvimento do Agronegócio conduziu todas as reuniões com os permissionários, os engenheiros envolvidos e o arquiteto. “Elaboramos tanto o projeto arquitetônico quanto o hidráulico. Vamos cuidar da parte de combate a incêndio e nas descargas elétricas. A proposta é que a obra seja feita em partes e no período da noite, após o fechamento do mercado para que não prejudique o comércio”, aponta Lacerda.


O engenheiro civil e arquiteto, Demilton Dib produziu o projeto arquitetônico de revitalização visando à reforma do Mercado. Ele destaca que o principal ponto estudado foi a de dar ao Mercado melhor acessibilidade, tanto para deficientes físicos, quanto para a população, no que tange a estacionamento e transito dentro do mercado. Será estudado uma ventilação no local, com a criação de um sistema de exaustão para tirar o ar quente e injetar ar fresco. A ideia, ainda de acordo com Dib é criar na parte de fora, um sistema de segurança com câmeras de olho vivo. Na estrutura interna será acrescentado um elevador até o mezanino. Na parte de cima existe a possibilidade de criar uma choperia. Na parte de fora será mantido a preservação do prédio ao máximo. Ele passará por uma pintura mantendo as cores que é a original do Mercado


“Tivemos também muita preocupação com a parte de higiene e vigilância sanitária, até porque é um local onde as pessoas não só compram comida como consomem alimentos. A ideia é preservar o máximo possível do mercado. Ele tem uma estrutura muito bonita. É um prédio bem preservado e as interferências que já foram feitas no passado não descaracterizaram o prédio e o que temos que fazer é adequar as necessidades de hoje ”, justifica Dib.


A Associação Comercial, Industrial e de Serviços de Uberaba – Aciu ficará responsável por apresentar o projeto junto às empresas e tentar capitalizar os recursos. Segundo Lélio Ciabotti do Departamento Comercial da Aciu, já existe uma sinalização de várias empresas em aderirem ao projeto. “Já estamos com 50% do valor do projeto prometido. Esperamos que em setembro já tenhamos a verba que possibilitará o início das obras”, afirma Ciabotti.


Como é um projeto com recursos da Lei Rouanet ele é administrado por uma entidade sem fins lucrativos. A Casa do Artesão de Uberaba é a proponente dessa proposta de Reforma do Mercado Municipal e a presidente da Casa, Maria Aparecida Borges Freitas, ressaltou a grande expectativa de ver o mercado passando pela reforma e podendo oferecer um ambiente mais agradável para os visitantes atraindo mais vendas. “Somos uma entidade sem fins lucrativos que existe a mais de 34 anos. É com grande alegria de ser convidado a fazer parte desse projeto e poder contribuir com esse trabalho” afirma.
 
Jorn. Natália Melo
Comunicação PMU 

 
 
 

Outras Notícias: Agronegócio



Voltar