WEBISS

WEBMAIL

MULHER

EMPREENDEDOR..

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

Agronegócio

09/07/2015 - Sagri apresenta lonas que serão oferecidas aos comerciantes das feiras livres

Iniciativa faz parte do projeto de padronização do comércio popular
 
O projeto de revitalização das feiras livres avança com a especificação das características das lonas que serão oferecidas pela Prefeitura Municipal de Uberaba (PMU) para as barracas dos feirantes.


De acordo com o agente de fiscalização da Secretaria Municipal do Desenvolvimento do Agronegócio (Sagri), Ricardo Silva Martins, a padronização vai beneficiar mais de 140 comerciantes fixos que atuam em feiras distribuídas por 19 bairros da cidade, e outros 140 feirantes que participam de forma intercalada.


“O enfoque do projeto é promover a higiene e a limpeza das barracas, além de padronizar esteticamente as feiras livres e facilitar a sua fiscalização, para que os serviços e produtos oferecidos aos clientes sejam da melhor qualidade possível”, explica Ricardo.


O primeiro passo é a adequação das barracas preexistentes às medidas regulamentadas pela Sagri. O protótipo dos módulos prevê 2,5 metros de comprimento, três metros de largura e 2,5 metros de altura para cada barraca.


No caso de barracas que excedem essas dimensões, os feirantes poderão solicitar dois ou mais módulos.


Após a aprovação das barracas redimensionadas, a Sagri cederá as lonas padronizadas. Em troca, cada feirante terá permissão de uso para utilização do espaço público e deverá participar com uma taxa anual. O terceiro passo é a costura eletrônica da lona, que será financiada pelo próprio comerciante.


“Todos os feirantes cadastrados serão beneficiados pelo contrato firmado com a prefeitura, semelhante ao que acontece no camelódromo e no Mercado Municipal. É importante lembrar que o projeto é realizado e desenvolvido conforme a legislação vigente e o Código de Posturas do município”, ressalva o agente de fiscalização.


As datas para a readequação das barracas das feiras livres ainda serão definidas pelo prefeito Paulo Piau.


Lonas – As lonas oferecidas pela PMU serão feitas de laminado reforçado de PVC com tecido de poliéster listrado de verde e branco. Elas serão impermeáveis e atóxicas, resistentes a rasgos, abrasão e microrganismos e não inflamáveis. Serão capazes de suportar temperaturas entre -10ºC e 60ºC.


Todas as lonas devem possuir certificação pelo Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro) ou equivalente. Cada rolo de 50 metros de comprimento e 1,40 de largura é avaliado em R$ 1.250,00.


Breno Cordeiro (estagiário de jornalismo)

 
 
 

Outras Notícias: Agronegócio



Voltar