WEBISS

WEBMAIL

MULHER

EMPREENDEDOR..

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

Agronegócio

01/07/2015 - Presidente da Ceasa Minas assina convênio com Secretaria de Desenvolvimento do Agronegócio

Parceria dá início à administração compartilhada da Ceasa de Uberaba


Nesta quinta-feira (2 de julho), o presidente da Central de Abastecimento (Ceasa) estadual de Minas Gerais, Gustavo Alberto França Fonseca, estará em Uberaba para assinar um convênio de parceria com a Secretaria Municipal do Desenvolvimento do Agronegócio (Sagri). A parceria prevê a administração compartilhada da Ceasa de Uberaba.


De acordo com o gerente da Ceasa Uberaba, Artur Batista de Paiva Neto, a partir da assinatura do convênio será liberado um investimento de R$ 300 mil que será destinado a obras de melhoria na sede da unidade.


“A parte elétrica da Ceasa será reformada, a pintura será renovada, serão feitas obras de reforma no Mercado Livre do Produtor Rural e vamos instalar um portão eletrônico e cancelas na portaria”, descreve Artur.


O secretário de Desenvolvimento do Agronegócio, Danilo Siqueira, comemora a parceria entre a Ceasa Minas e a Prefeitura Municipal de Uberaba (PMU) e os benefícios que o convênio poderá trazer para a cidade.


“O intuito é de profissionalizar a unidade da Ceasa, isso vai aumentar a qualidade do trabalho realizado por lá. Em relação ao Mercado Municipal, a prefeitura já aumentou o número de servidores e revitalizou a gerência, em antecipação ao projeto de reforma que será desenvolvido”, enfatiza o secretário.


Plano Safra – Outra oportunidade para o crescimento da agricultura uberabense veio com o lançamento do Plano Safra da Agricultura Familiar 2015-2016, realizado em Brasília (DF) na semana passada.


Na ocasião, foi anunciada uma verba de R$ 28,9 bilhões para investimento na agricultura familiar em todo o país. O valor representa um aumento de 20% em relação ao plano anterior.


“O crescimento do recurso financeiro permite o fortalecimento da agricultura familiar em Uberaba, o que vai resultar em maiores investimentos públicos em pequenos produtores e no desenvolvimento do nosso agronegócio”, avalia Danilo.


Segundo dados do governo, a agricultura familiar representa 84% dos estabelecimentos agrários do país (cerca de 4,3 milhões) e responde por 70% da produção de alimentos no Brasil. Além disso, 33% do valor bruto originário da agricultura vem desses empreendimentos familiares, que constituem, ainda, 74% da mão de obra rural.


Além de anunciar o Plano Safra para este biênio, o Ministério do Desenvolvimento Agrário apresentou, também, um pacote de medidas e programas que fomentam o desenvolvimento da agricultura familiar com destaque para a sustentabilidade.
Breno Cordeiro (estagiário de jornalismo)

 
 
 

Outras Notícias: Agronegócio



Voltar