WEBISS

WEBMAIL

MULHER

EMPREENDEDOR..

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

Agronegócio

04/06/2015 - Secretaria de Agricultura inaugura centro de processamento de alimentos

Estrutura traz benefícios para as comunidades rurais e produtores da região

Na tarde desta quarta-feira (3), a Secretaria Municipal do Desenvolvimento do Agronegócio (Sagri) inaugura o Centro de Processamento “Engenheiro Agrônomo Washington Cornélio”, na Comunidade Rural da Palestina. A inauguração marca a reativação da estrutura que estava abandonada e será gerida pela Associação dos Horticultores do Vale do Rio Grande – Horvagra.


A entidade vai adquirir os insumos dos pequenos produtores, processá-los e comercializá-los para merenda escolar e para o banco de alimentos, através do Programa de Aquisição de Alimentos, o PAA, e do Programa Nacional de Alimentação Escolar, o PNAE do Governo Federal. A princípio será processada carne suína e bovina e numa segunda etapa mandioca e outros produtos como leite e mel. Os produtos a serem comercializados são, por exemplo, linguiças, cortes de carnes, iogurtes dentre outros.


Segundo o secretário de Desenvolvimento Econômico, Danilo Siqueira, esse Centro de Processamento cria uma perspectiva positiva de transformação dessa região, “geramos emprego e renda, beneficiando mais de 100 produtores da agricultura familiar, atingindo comunidades como Dandara, Palestina, Paz na Terra, Pró-Roça e Santa Tereza do Cedro”, pontua.


Ainda segundo o secretário, “trata-se de uma iniciativa muito proveitosa para os pequenos produtores das agrovilas. A reativação dá início a um canal de comercialização que representa uma verdadeira oportunidade para o crescimento”. O espaço físico e a estrutura do local passaram por uma série de reformas para adequação às normas previstas pelo Instituto Mineiro de Agropecuária (IMA).


Para o prefeito Paulo Piau, o Centro de Processamento fará com que o pequeno produtor produza e venda seus produtos, agregando valor e isso é o inicio de uma cadeia produtiva, fortalecendo o homem do campo. “O agronegócio segura o Brasil, a balança comercial, o emprego, queremos aumentar a renda do pequeno produtor, estamos empenhados e acreditamos que essa região terá grande produtividade”, exalta.    

Breno Cordeiro (estagiário de jornalismo)

 
 
 

Outras Notícias: Agronegócio



Voltar