WEBISS

WEBMAIL

MULHER

EMPREENDEDOR..

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

Agronegócio

27/10/2009 - PMU resolve problemas com caçambas em frente ao Mercadão

A permanência de caçambas para o depósito de lixo na área externa do Mercado Municipal (Mercadão) foi motivo de reclamações principalmente por ter se tornado um atrativo para moradores de rua que ali procuravam restos de alimentos. Mas, agora, de acordo com o titular da Secretaria de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Sagri), José Humberto Guimarães, o problema está 90% resolvido.

De acordo com ele, em 2005 o volume de lixo gerado enchia uma caçamba por dia e que era retirada no mesmo dia. Mas o volume de lixo aumentou posteriormente enchendo três caçambas diariamente e que eram retiradas duas vezes ao dia. José Humberto Guimarães destaca que esse lixo não era gerado somente pelos permissionários do Mercadão, mas também por vizinhos do local. “O Mercadão conta hoje com 42 permissionários e 13 deles, entre açougues, peixarias, hortifrutigranjeiros e pastelarias, geram lixo diariamente. Os outros geram lixo esporadicamente”, explica o secretário.

Segundo Guimarães, para solucionar o problema a Sagri estabeleceu regras para o acondicionamento do lixo, tanto o orgânico como o reciclável. “Resolvemos o problema destinando um local apropriado para a colocação do lixo devidamente ensacado para ser recolhido pela empresa responsável, o que é feito diariamente”, destaca o titular da Sagri. Ele ressalta que “após essa decisão verificou-se que o lixo gerado diariamente pelos permissionários enche 22 sacos de 60 litros cada. O restante do lixo que ficava nas caçambas era de moradores próximos ao Mercadão”, diz ele, acreditando que em breve o problema estará 100% resolvido.

Ele aproveita para destacar que no que se refere à parte interna do prédio, a limpeza e higienização funcionam perfeitamente e com qualidade. “Fizemos os permissionários verem que a limpeza do Mercado Municipal é de responsabilidade de todos e que tem que ter o envolvimento de todos. E ela é feita diariamente”, garante o secretário. “O Mercadão é visto como um shopping em Uberaba. É visitado por centenas de pessoas, inclusive turistas, semanalmente. Portanto, buscamos sempre mantê-lo limpo, arejado, higienizado e em condições de receber estas pessoas. Isso ajuda a aumentar o volume de comercialização de produtos no local, gerando mais renda”, destaca Guimarães.

Departamento de Comunicação

Jorn. Donátila de Souza

 
 
 

Outras Notícias: Agronegócio



Voltar