WEBISS

WEBMAIL

MULHER

EMPREENDEDOR..

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

Agronegócio

15/04/2015 - Comprar na Ceasa de Uberaba pode ser econômico

A compra na Ceasa Uberaba já se mostra vantajosa. Cálculo que considera os preços dos pedágios e o preço do óleo diesel, utilizado no transporte por caminhão, mostra que o comerciante gasta o equivalente a 375 caixas de tomate por ano para ir e voltar, ao menos duas vezes na semana, para cidades vizinhas em busca de mercadorias. O resultado é parte de iniciativa criada pela Secretaria Municipal de Agricultura (Sagri) para aumentar e diversificar a comercialização na Central de Abastecimento do Município.
 
O projeto consiste em três eixos: fortalecer o pequeno produtor; desenvolver a infraestrutura da Ceasa e estreitar o relacionamento com os clientes em potencial. “Vários comerciantes, com o espírito de cidadania, já têm direcionado suas compras para a Ceasa de Uberaba. E eles não têm se arrependido”, assegura o secretário municipal de Agricultura, Danilo Siqueira.
 
Para diversificar e aumentar a oferta dos produtos oferecidos na Ceasa, a Sagri criou o Programa de Fortalecimento do Produtor. Cerca de 50 agricultores do Programa de Aquisição de Alimentos, do governo federal, recebem orientações técnica e profissional de engenheiros agrônomos do município, o que garante também a qualidade do produto oferecido. Os agricultores foram eleitos seguindo critérios como vontade, comprometimento, disposição para aprender, produzir e comercializar.
 
Dentro da Ceasa, as mudanças já podem ser vistas tanto pelos compradores, quanto pelos permissionários. As medidas que garantem a segurança do cliente já foram adotadas e a Ceasa Minas pretende disponibilizar uma melhor estrutura no local, através de adaptações que já foram repassadas pela Sagri ao órgão. Outra novidade é que dois galpões da Ceasa foram licitados para empresas atacadistas que devem aumentar ainda mais a visibilidade do local. A maioria dos contratos dos permissionários já está regularizada e os boxes estão licitados.
 
O projeto tem resultados tanto pelo lado social, aumentando as vendas dos pequenos produtores das comunidades rurais, como pelo lado econômico. “Os compradores consultados têm achado as mercadorias que necessitam a preços menores em Uberaba, se comparados aos preços praticados em cidades vizinhas. Além de pagar menos, o comprador encontrará qualidade nos produtos oferecidos pela Ceasa”, destaca Danilo.
 
Mariana Bananal (Estagiária de Jornalismo)

 
 
 

Outras Notícias: Agronegócio



Voltar