WEBISS

WEBMAIL

MULHER

EMPREENDEDOR..

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

Agronegócio

19/03/2015 - Sagri está otimista com o período de chuvas e recuperação de boa parte das perdas

Com chuvas acima da média no mês de março, a Secretaria Municipal de Agricultura – Sagri espera recuperação no campo. De acordo com o secretário da pasta, Danilo Siqueira, o período é propício para o agricultor que pretende minimizar as perdas anteriores com a safrinha do milho e recuperar a umidade do solo nas lavouras onde houve perdas.
 
“Tivemos um veranico nos meses de dezembro e janeiro, que levou a uma estiagem prolongada. Neste período, fizemos um laudo nas lavouras e detectamos perdas de até 30%, quando decretamos estado de emergência. Já a partir da segunda quinzena de fevereiro, passamos a receber um volume significativo de chuvas. Quem plantou tardiamente também conseguiu recuperar as lavouras, diminuindo as perdas”, observa Siqueira.
 
Conforme dados metereológicos coletados pela professora Vanda Prata, em fevereiro choveu 488 mm em Uberaba, o que está dentro da média para o período. Já em março, o índice pluviométrico superou as expectativas, com 330 mm de chuvas - quase 100 mm a mais que a média histórica para o mês. 
 
Neste momento de chuvas contínuas está havendo a recomposição do balanço hídrico do solo, que contribui para aumentar a umidade da terra, bem como para regularizar os volumes do lençol freático. A expectativa é de mais uma semana de chuvas. A partir de então, apesar do tempo mais frio e nublado do outono, as chuvas já começam a diminuir e deve haver um período de seca intenso nos meses de junho, julho e agosto.
 
Em Uberaba, as chuvas têm se concentrado no sentido sul da cidade, para o lado do Rio Grande. Enquanto que na região norte, sentido Uberlândia, vem chovendo bem menos. Desta forma, o produtor deste lado ainda enfrenta dificuldades. Prata observa ainda que em Ituiutaba, as chuvas seguem abaixo da média e que, em Uberlândia, este índice está na média dos últimos anos.
 
Comissão da Crise Hídrica – Apesar de o momento ser de chuvas, as autoridades relacionadas ao agronegócio se empenham para minimizar os efeitos de um possível novo período de estiagem em 2015. Na primeira reunião da Comissão da Crise Hídrica, realizada no dia 23 de abril com diversos setores, discutiu-se economia e reservação de água na zona rural.
 
Na próxima reunião, serão apresentados dados sobre sistemas de irrigação, volumes de captação e históricos de consumo. A intenção do grupo é discutir o monitoramento dos pivôs de irrigação como solução para gerir a quantidade de água utilizada nas lavouras. Outro ponto de destaque para a próxima reunião é a participação de municípios vizinhos que compartilham a água dos rios Uberaba, Claro e Grande. 
 
Mariana Bananal (Estagiária de Jornalismo) 

 
 
 

Outras Notícias: Agronegócio



Voltar