WEBISS

WEBMAIL

MULHER

EMPREENDEDOR..

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

Agronegócio

16/02/2015 - Agricultura e Meio Ambiente formam comissão para melhorar reservação de água na zona rural

A Secretaria de Agricultura – Sagri em parceria com a Secretaria de Meio Ambiente – Semat criou, nesta semana, comissão técnica para dialogar com os produtores rurais sobre reservação de água. O objetivo é levar aos produtores, propostas alinhadas com a legislação, com vistas a minimizar o impacto causado pelos períodos de estiagem nas plantações.


De acordo com o secretário de Agricultura, Danilo Siqueira, a comissão nasceu da necessidade de realizar um estudo mais preciso sobre a situação das reservações de água na zona rural. “A falta de chuva no ano de 2013 e também em 2014 e no início de 2015, nos fez ver que alguns cursos d'água diminuíram e que algumas represas ficaram assoreadas. Neste sentido, fizemos a comissão para verificar essas propriedades e acompanhar a situação das reservas de água, propondo ações dentro da esfera legal para que a gente possa reservar mais”, explica.


Após o diagnóstico da comissão, a Sagri pretende viabilizar para os pequenos produtores o maquinário da prefeitura quando for constatada necessidade de intervenções em cursos d'água e represas. Já o médio e grande produtor poderá ter acesso ao estudo da comissão e buscar pelas alternativas.


“A Secretaria de Meio Ambiente já está pronta para acatar o diagnóstico dos técnicos. No caso de água para uso insignificante, a Semat poderá fornecer o cadastramento do produtor e, no caso de um curso d'água maior, poderá efetivar o licenciamento para respaldar o produtor juridicamente”, explica Siqueira.


O pequeno produtor interessado em receber a visita da comissão deve entrar em contato com a Sagri ou a Semat, informando a situação de seu curso d'água para fazer o agendamento.


O município de Uberaba está em estado de emergência desde quarta-feira (4), quando foi publicado o decreto 3.503/2015, em virtude da estiagem prolongada, principalmente no mês de janeiro. A decisão do prefeito Paulo Piau só foi possível após estudo da Secretaria de Agricultura (Sagri) em parceria com o Sindicato Rural (SRU) e Emater realizado nmo final de janeiro e início de fevereiro. No laudo parcial feito a partir de levantamento no campo, constatou-se uma perda de 30% a 50% nas lavouras do município. Contudo isso, há uma expectativa positiva em relação à safrinha.

Mariana Bananal (Estagiária de Jornalismo)

 
 
 

Outras Notícias: Agronegócio



Voltar