WEBISS

WEBMAIL

MULHER

EMPREENDEDOR..

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

Agronegócio

05/02/2015 - Retomada das chuvas em fevereiro leva expectativa aos produtores rurais da região

Agropecuaristas poderão plantar na safrinha do milho e recuperar pastagens com as chuvas que devem se manter até março

Conforme previsto pelos climatologistas, fevereiro começou com chuvas e este cenário deve se manter até março. Com isso, o produtor rural que sofreu perdas na safra 2014/2015 pode amenizar os prejuízos plantando na safrinha do milho ou optando por outras culturas do período. Segundo relatório elaborado pela Prefeitura em parceria com Sindicato Rural e a Emater, as perdas em Uberaba ficaram em torno de 30% e 50%.


Para o secretário de Agricultura, Danilo Siqueira, as chuvas deste mês e do próximo serão suficientes para a plantação. “Nossa expectativa é que o volume pluviométrico no Triângulo Mineiro volte ao normal. Mesmo que não haja chuvas acima da média, acreditamos que não ficará abaixo disso, o que garante chuva suficiente para o produtor plantar na safrinha do milho”, analisa.


Embora as lavouras já formadas e prejudicadas pelo veranico de janeiro não possam ser recuperadas, quando praticamente não choveu na região, os preços do mercado internacional ainda podem balancear o prejuízo. “Esperamos que o preço internacional das commodities compense a menor produção, como aconteceu no ano passado”, revela o secretário.


Também o pecuarista poderá recuperar as pastagens para engorda do gado e garantia da produção de leite. A expectativa é de que a volta das chuvas faça as pastagens reagirem, diminuindo os reflexos da estiagem no preço da carne e do leite.


Já os pequenos produtores enfrentaram a estiagem de forma diferente. Conforme Siqueira, a maioria dos agricultores familiares possui cursos d'água ou cisternas nas propriedades, o que garantiu a colheita dos hortifrutigrangeiros. Houve casos isolados nos quais as reservas secaram, como na comunidade de São Basílio, mas logo voltaram a fornecer água. “Alguns produtos sofreram oscilação, mas ressaltamos que a situação é momentânea”, afirma.


Brasil – Segundo Danilo, a safra brasileira no geral não deve sofrer os mesmos impactos que a da região Sudeste. Diversas regiões produtoras não sofreram com a estiagem, como Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e Matopiba (Maranhão, Tocantins, Piauí e Bahia) e poderão colher com tranquilidade.


Mariana Bananal (Estagiária de Jornalismo)

 
 
 

Outras Notícias: Agronegócio



Voltar