WEBISS

WEBMAIL

MULHER

EMPREENDEDOR..

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

Agronegócio

23/01/2015 - Pouca chuva preocupa autoridades e entidades do segmento agropecuário de Uberaba

A estiagem ou o conhecido “veranico” que tem se estendido pelo mês de janeiro na região sudeste -- especificamente na região de Uberaba – ligou alerta na Prefeitura de Uberaba. A Secretaria de Agricultura fez uma reunião emergencial com seus técnicos, diretoria do Sindicato Rural e gerência regional da Emater, nesta quinta-feira (22). Ficou decidido que técnicos começam a percorrer nos próximos três dias, todas as regiões do município para levantar informações sobre a situação atual das lavouras. Algumas estratégicas para reservação de água da chuva nas propriedades rurais também foram discutidas. Se as chuvas previstas para os próximos dias não superarem as expectativas, há possibilidade de Uberaba voltar a decretar situação de emergência.
O secretário municipal de Agricultura, Danilo Siqueira, reconheceu como preocupante os baixo índices pluviométricos registrados até esta quinta-feira, mas assegurou que a Sagri vai tomar todas as providências para minimizar os efeitos da falta de chuva em Uberaba, considerado um dos maiores produtores de alimentos de Minas. “Estamos saindo a campo a partir desta sexta-feira com os nossos técnicos. Todos os produtores que puderem estar em suas propriedades para falar conosco sobre as suas plantações, em que estágio estão, qual foi a última chuva que ocorreu naquela região, entre outros pontos, poderá contribuir com os nossos laudos”, orientou.
Ações preventivas e emergenciais
Danilo Siqueira disse da preocupação com a reservação de água, por isso está sugerindo a limpeza das pequenas represas que podem estar assoreadas, fazer ou melhorar os bolsões para aproveitar toda a água da chuva. “Precisamos seguir exemplos de outros países ou regiões onde chove pouco, mas os produtores sabem aproveitar toda a água para suportar os períodos mais difíceis”, observou Danilo.
O presidente do Sindicato dos Produtores Rurais, Romeu Borges, manifestou preocupação com a seca e com a previsão de alguns especialistas de que ocorra aqui três anos consecutivos de poucas chuvas como aconteceu no Rio Grande do Sul, causando grandes problemas na produção. “Não podemos correr o risco de ficar sem água para quem vive na zona rural e também para os animais”, afirmou. O gerente regional da Emater, Gustavo Laterza, mostrou as previsões climáticas para os próximos dias, que se confirmadas poderão amenizar um pouco a falta de chuva. No entanto, ele ressaltou que o momento é difícil e que é preciso trabalhar a conscientização do produtor para buscar orientação junto aos bancos onde foram feitos os financiamentos agrícolas e também acionar as seguradoras, caso perceba que as perdas já são visíveis.
Para o secretário de Meio Ambiente, Ricardo Lima, tudo será feito na sua pasta para dar agilidade à proposta da Sagri, do Sindicato e da Emater, no que se refere ao trabalho de reservação de água na zona rural. Ele pediu a todos que orientem os agricultores para cadastrarem na Semat, caso tenham necessidade de fazer alguma ação para armazenamento de água nas pequenas represas existentes ou nos bolsões. “Com o licenciamento ambiental em Uberaba, tudo ocorre muito rápido na Semat, e estaremos do lado do produtor nessa empreitada, não deixando de observar atentamente a questão ambiental, ressaltou Lima.

O secretário de Agricultura disse ainda que a possível queda na produção de alimentos em Uberaba é preocupante, não apenas para o agronegócio, mas para toda a economia do município. “Se o produtor colhe menos, ele vende menos e tem menos dinheiro circulando. Por isso é tão importante que tomemos medidas para minimizar esses efeitos”, concluiu.

Jornalista Reginaldo Cangussu – Decom PMU- 22.01.2015

 
 
 

Outras Notícias: Agronegócio



Voltar