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Planejamento

19/01/2015 - Obras do BRT chegam à fase final

Prefeitura e sociedade discutem alternativas ao fim do estacionamento na Leopoldino de Oliveira

 Representantes do comércio, de instituições públicas que prestam serviços essenciais, bancos, taxistas e mototaxistas, usuários de transporte coletivo, transportadores de entulhos da construção civil, entre outros, compareceram à prefeitura de Uberaba, nesta sexta-feira (16), para apresentar sugestões e discutir como lidar com a proibição de parar e estacionar em toda extensão da Avenida Leopoldino de Oliveira. A via está passando pelas últimas adequações para receber o Sistema de Transporte Público BRT (Bus Rapid Transit) que liga as regiões Leste e Oeste nessa primeira fase. A operação do novo sistema deverá ser iniciado entre os dias 20 e 30 de janeiro.   
A iniciativa visa oferecer à população um transporte mais rápido e com qualidade superior para estimular as pessoas a deixarem os seus carros em casa, como acontece em boa parte das cidades do mundo. O novo sistema entra em operação ainda no mês de janeiro, quando o trânsito é considerado menos intenso. Conforme dados apresentados, Uberaba registrou 10 mil novos veículos em 2014; atualmente são 202 mil veículos emplacados, um aumento de cerca de 100% nos últimos dez anos, período em que o uberabense foi enfrentando mais dificuldades para fazer seus deslocamentos.  
Para o secretário de Planejamento, Cláudio Junqueira, a intenção da reunião foi de conversar com a sociedade, mais precisamente com aqueles que prestam serviços na via, para que haja clareza nas mudanças e possibilidade de eles se manifestarem inclusive com sugestões que facilitem a vida de todos. Junqueira ressaltou que o estacionamento na Leopoldino de Oliveira deixa de existir tão logo a sinalização seja concluída, ou seja, ainda neste mês de janeiro com o início da circulação dos ônibus articulados no sistema BRT. A data exata não foi divulgada porque depende da conclusão dos trabalhos de sinalização da via.
Com a proibição de estacionamento, os embarques e desembarques terão de ser monitorados e organizados após as 20 horas como prevê a legislação. O secretário de Planejamento citou inclusive o projeto de lei em tramitação na Câmara de Vereadores que regulamenta os estacionamentos privados da cidade como medida que ajudará nessas mudanças. Ele salientou também a recomendação do prefeito Paulo Piau de que todas as alterações no trânsito sejam feitas com transparência, participação da sociedade e com o menor transtorno possível ao cidadão.
A subsecretária de Planejamento e gestora do projeto BRT, Maria Paula Meneghello, disse que algumas soluções vão sendo encontradas à medida que os prestadores de serviços convocados participam do processo com sugestões e mostram alternativas que facilitem a vida de todos, levando em consideração a proibição do estacionamento para implantação do BRT-Vetor. “Os serviços não poderão ser prestados no horário de funcionamento do sistema BRT. E vamos receber sugestões para fazermos uma regulamentação do que for possível alterar. Estamos pedindo para que as empresas trabalhem em horários alternativos, de madrugada, sábado à tarde, domingo. Todos já estavam informados e compreenderam a necessidade de priorizar a fluidez do tráfego na Leopoldino de Oliveira”, explicou.
Os maiores desafios, segundo Maria Paula, são: o taxista que não vai poder parar na porta do prédio, o moto taxista, a caçamba para recolher entulho que não poderá mais ser colocada na via e o carro-forte que abastece o sistema bancário. “Vamos pegar exemplos das cidades maiores onde há proibição e adaptá-las a Uberaba. Podemos usar as ruas transversais e as paralelas a Leopoldino”, afirmou.  
De acordo com o secretário municipal de Trânsito, Emanuel Kapel, o sistema BRT já estava planejado com essa modificação na Leopoldino de Oliveira, ou seja, proibição de parar e estacionar em toda a extensão da via. “As adequações que tiverem de ser feitas, nós faremos com o serviço em funcionamento. É importante que tenhamos essa perspectiva de modificação. Vamos começar o Sistema Vetor Leste—Oeste com a premissa básica: preservar o sistema vetor para a fluidez no trânsito, de modo a privilegiar a mobilidade urbana, a segurança no trânsito e o transporte coletivo”, concluiu.  
Apoio dos usuários de transporte público
O representante da Associação dos Usuários de Transporte Público, José Tiago de Castro, disse que as mudanças fazem parte do planejamento que começaram no governo passado e retornaram neste governo. “O projeto é bom e extremamente técnico, mas exige paciência”.  Segundo ele, é preciso acertar nas adequações necessárias para que a mobilidade urbana corresponda às necessidades do cidadão uberabense, não apenas o usuário do transporte coletivo (ônibus), mas também daquele que utiliza o carro. “Vai exigir um pouco de sacrifício por parte de todo mundo na fase inicial, mas com a educação que formos adquirindo com a aplicação do projeto, vamos conseguir ter uma melhoria no transporte coletivo e também para os cidadãos que transitam pela cidade”, observou Tiago.
Houve oportunidade de manifestação de todos os participantes da audiência, entre eles comerciantes da avenida, bancários, empresários do segmento de caçambas, sindicatos dos taxistas e dos mototaxistas, funcionários dos Correios, Codau, Limpebras, que recolhe o lixo, entre outros. Todos compreenderam a disposição da Prefeitura de Uberaba de discutir as mudanças e a necessidade da implantação do novo sistema. A Secretaria de Planejamento divulgou e-mail seplan@uberaba.mg.gov.br para receber novas sugestões até o início da semana que vem. Também foram disponibilizados para a mesma finalidade, os telefones (34)3318-0407/0414.
 
Jornalista Reginaldo Cangussu – Decom PMU – 16.01.2015

 
 
 

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