WEBISS

WEBMAIL

MULHER

EMPREENDEDOR..

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

Agronegócio

08/01/2015 - Secretaria de Agricultura divulga balanço que reflete atenção especial à zona rural

Uberaba é um dos mais importantes municípios na produção agropecuária em Minas Gerais. Contudo, se engana quem pensa que aqui só existem grandes produtores. Os pequenos são considerados extremamente importantes no resultado da produção de alimentos. E a prefeitura tem uma longa história de apoio ao pequeno produtor, desde a segunda metade da década de 1980, quando o prefeito Paulo Piau foi secretário municipal de Agricultura no governo de Hugo Rodrigues da Cunha. Como não poderia ser diferente, esse apoio tem sido ampliado no atual governo, sob o comando do secretário Danilo Siqueira. Conforme balanço da Sagri, os benefícios chegaram a onze comunidades rurais com destaque para o começo da implantação do projeto Agrovilas, na Capelinha do Barreiro, bem como atendimento direto ao produtor rural de todas as regiões.    
 
Estradas rurais e preparação do solo para plantio
A patrulha rural é composta atualmente por 12 tratores agrícolas, sendo cinco deles adquiridos pela atual administração com os implementos necessários ao atendimento. Os resultados são expressivos com mais de 500 atendimentos concluídos e 2.400 hectares preparados para o plantio em 2.500 horas de trator. As estradas rurais também começam a receber tratamento especial com a recuperação que vai deixá-las dentro da conformidade ambiental, largura ideal, greide (linha gráfica que acompanha o terreno) mais alto e contenção de águas pluviais, preservando o solo e facilitando a reserva de água, bem como o escoamento da produção. A assistência técnica é resultado de parceria com a Emater e capacita o pequeno produtor para atividades silvícolas, assim como a reestruturação dessa área na secretaria com a posse de mais três engenheiros agrônomos.
 
O Mercado Municipal completou 90 anos de existência, e como presente, a comunidade recebeu o projeto de restauração do prédio e do seu entorno, levando em consideração a melhoria de todos os aspectos, entre eles o ambiental e a infraestrutura. A revitalização de um dos espaços públicos mais visitados da cidade será feita com recursos públicos e tem o consentimento dos permissionários. A Ceasa Uberaba registrou um aumento de 20% na arrecadação do Valor Adicionado Fiscal (VAF) gerado a partir da produção dos pequenos produtores e o projeto de reforma e expansão da Ceasa prevê a construção do novo galpão com 54 boxes. Está prevista também a parceria com o Departamento de Controle de Endemias e Zoonoses para que o ambiente esteja dentro dos padrões de sanidade exigidos.
 
Projeto Agrovilas
A Secretaria de Agricultura aumentou em 26% o volume de recursos destinado ao Programa de Aquisição de Alimentos (PAA); o número de agricultores atendidos cresceu mais de 30%. A meta da Sagri é implantar o projeto Agrovilas em todas as comunidades rurais, com melhoria significativa da infraestrutura, saúde, educação, segurança, trânsito (estradas), esporte e ação social, além de organizar e potencializar os Arranjos Produtivos Locais (APLs). 
 
De acordo com o secretário Danilo Siqueira, as comunidades rurais receberam também benefícios específicos. A Palestina foi contemplada por meio de convênio com a Associação de Produtores do Vale do Rio Grande para processamento de carnes, pois o centro estava desativado, mas deverá suprir não só a merenda escolar, mas também o futuro Restaurante Popular com os produtos de agricultura familiar; o centro de eventos da Mata da Vida receberá poço, fossa séptica e queijaria; a Baixa terá a esperada cobertura do centro de eventos; São Basílio recebe abatedouro de frango caipira para beneficiar toda a região; produtores de São Basílio e Santa Fé serão cadastrados para reforma e construção de tanques para piscicultura.
 
Na comunidade Santa Fé houve parceria com a Usina Uberaba para utilizar o espaço que se transformou no Complexo de Políticas Públicas; Santa Tereza do Cedro: preparo de solo e plantio de mandioca para aproveitamento no centro da Palestina e envio do projeto ao Incra para melhoria da infraestrutura do assentamento, incluindo estradas, pontes e mata-burros; Dandara: parceria com a UFTM para criação e gestão da pecuária (bubalinos) e também projeto enviado ao Incra para melhoria da infraestrutura; Maringá Monte Castelo: parceria com a Cooperativa Agrícola de Agricultura Familiar (em andamento) e melhoria da infraestrutura (projeto enviado ao Incra).
 
Jornalista Reginaldo Cangussu – Decom PMU – 7.1.2015

 
 
 

Outras Notícias: Agronegócio



Voltar