WEBISS

WEBMAIL

MULHER

EMPREENDEDOR..

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

Agronegócio

14/12/2014 - Lançado projeto-piloto da Bacia do Mutum que auxiliará no abastecimento de água do município

O “Dia de Campo promovido neste sábado (13) apresentou o projeto-piloto da Bacia do Mutum que realizou intervenções ao longo da estrada URA-350 e irá ampliar a quantidade e melhorar a qualidade da água da chuva que abastece o Córrego do Mutum. O programa está sendo desenvolvido pela prefeitura, por meio das secretarias de Agricultura, Infraestrutura e Meio Ambiente, e pelo Codau, em parceria com o Instituto Federal do Triângulo Mineiro (IFTM) e a Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM).


“Estamos inaugurando um novo formato de se relacionar com o meio ambiente. Fizemos um trabalho nas estradas rurais criando bolsões para que não haja voçoroca e erosão. Essa é uma demonstração de como sonhamos que colocar todo o município de Uberaba”, ressaltou o prefeito Paulo Piau.
O prefeito explicou que projetos como o que foi apresentado são exemplos de como o município irá tratar o Código Florestal, as reservas permanentes e as nascentes.  “Esse é um exemplo de como desejamos proteger todas as nossas nascentes. Estamos demonstrando o que essa gestão sonha para o futuro de Uberaba”, afirma.


O projeto da Bacia do Mutum está inserido no Programa Microbacias e faz parte dos 23 programas do plano de governo do prefeito, definidos no início da gestão de Piau com a FGV (Fundação Getúlio Vargas). “Sabemos que não vamos dar conta de desenvolver tudo o que gostaríamos, mas esperamos que nossa iniciativa seja apoiada pela população e que ela continue fazendo sua parte para que um esforço conjunto em prol do meio ambiente preserve a nossa água”, aponta.


O local foi selecionado para ser o primeiro a receber o projeto, por existir, logo à frente, uma estação de captação de água para a cidade de Uberaba. Com a finalização deste projeto-piloto, serão analisados os impactos das obras na região para então replicá-lo nas outras bacias que abastecem o Rio Uberaba, já em estudo pelo Codau.


O Codau – Centro Operacional de Desenvolvimento e Saneamento de Uberaba contribuiu diretamente para a concretização do Projeto-Piloto da Bacia do Mutum. Para ampliar a quantidade e melhorar a qualidade da água na bacia do córrego o Codau implantou cerca de 45 bolsões que tem a função de ajudar na retenção de água da chuva, aumentando a infiltração e preservando córregos, rios e nascentes da região.


Além desta medida também foram disponibilizados 22 biodigestores, adquiridos pelo Codau e instalados em propriedades rurais do entorno, sem custo nenhum aos proprietários. O intuito é substituir as fossas negras, que são buracos construídos para jogar esgoto, sistema precário e irregular que contamina o solo, o lençol freático e pode causar doenças. O biodigestor que agora foi entregue para os moradores da comunidade é mais adequado, compacto, econômico e eficiente para tratar o esgoto residencial.


Também foi realizado o Cadastro Ambiental Rural dos terrenos para regularizar as Áreas de Preservação Permanente e as Reservas Legais no entorno da URA-350. A medida seguiu os padrões do novo Código Florestal Brasileiro, ainda com a preocupação de preservar os recursos hídricos da área.
 
Natália Melo – Decom PMU 

 
 
 

Outras Notícias: Agronegócio



Voltar