WEBISS

WEBMAIL

MULHER

EMPREENDEDOR..

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

Planejamento

15/11/2014 - Pré-projetos do sistema Vetor Sudeste e Sudoeste já estão na CEF para análise

A Secretaria de Planejamento já repassou à Caixa Econômica Federal (CEF) os pré-projetos do sistema Vetor, eixos Sudeste e Sudoeste para análise. A empresa responsável pelos projetos é a Prisma Consultoria e Engenharia Ltda, contratada por licitação. O secretário Cláudio Junqueira afirmou que uma equipe da Seplan também está debruçada sobre o material. “Nós também analisamos, questionamos e pediremos às mudanças que julgarmos pertinentes. Assim que a Caixa nos devolver, também teremos que informar o que for questionado, bem como atender aos pedidos de alteração, caso ocorram. Entregamos tudo dentro do prazo acordado e temos a expectativa de retorno do banco por volta de 25 de novembro”, observou.

Os pré-projetos englobam as estações, terminais, sondagens, estudos de finalização horizontal e vertical, e avaliação de fluxo para subsidiar a execução de projeto de necessidade ou não de inversões de sentido.  Junqueira ressalta que diferente do ocorrido no sistema Vetor Leste/Oeste, todas as etapas preliminares de levantamento de dados para subsidiar a obra estão sendo feitas.

O secretário disse ainda que a atual administração herdou o vetor Leste/Oeste (Av. Leopoldino de Oliveira) em andamento, o que acarretou várias dificuldades. Vale lembrar que não havia avaliação de trânsito, as estações foram colocadas com antecedência, a aquisição dos ônibus foi antecipada e itens considerados de segurança não constavam nos projetos como, por exemplo, o sistema semafórico inteligente.

“Os projetos que desenvolvemos agora, do vetor Sudeste e do Sudoeste, já chegam com todos os estudos prontos e projetos consolidados. Este planejamento com certeza minimizará o impacto das alterações para a sociedade e dará agilidade à obra. Além disso, os recursos da ordem de R$ 40 milhões para sua execução já estão assegurados. Para o sistema Vetor Leste/Oeste não tivemos como buscar recursos e foi necessário tirar do Orçamento Municipal R$ 16 milhões para dar andamento”, ressaltou Junqueira.

O Vetor Sudoeste tem início no terminal do Vetor Oeste e vai até o bairro Beija- Flor, no terminal que será construído na Rua Juca Pato. Já o Vetor Sudeste sai da Avenida Guilherme Ferreira, passa pela Avenida Nelson Freire e segue até o terminal que será construído na Avenida Bandeirantes.

Jorn. Keila Riceto (Comunicação PMU)

 
 
 

Outras Notícias: Planejamento



Voltar