WEBISS

WEBMAIL

MULHER

EMPREENDEDOR..

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

PROCON

24/10/2014 - Eclair do Procon alerta para o golpe do boleto bancário

Com o acesso crescente à internet, a quantidade de hackers do mal também cresce a cada dia, causando transtornos diários à população. O Procon de Uberaba -- por meio da coordenadora-geral, Eclair Gonçalves Gomes – faz um alerta a todos para a nova modalidade de golpe que vem sendo aplicado em diversas regiões do Brasil fazendo vítimas, inclusive em Uberaba, por meio da segunda via de boleto bancário. “Todo cuidado é pouco nesse momento para pagar um débito com a segunda via retirada da internet”, argumenta. 


Os estelionatários estão alterando a numeração do código de barras da segunda via do boleto bancário retirada pela internet. Com isso, no momento em que as pessoas pagam a despesa, o valor é desviado para outra conta e não mais para o credor original. Com isso o prejuízo tem ficado para o cidadão, pois os bancos e nem as empresas assumem responsabilidade no caso. 


Segundo Eclair Gomes, a primeira vítima a se apresentar no Procon foi uma estudante que está se preparando para ingressar no ensino superior e fez inscrição para vestibular em duas instituições paulistas. A estudante, que pediu para não ser identificada, fez a inscrição com o pagamento do boleto por meio de uma segunda via. Ao acompanhar o processo pelo site da instituição percebeu que o seu pagamento não foi contabilizado. Ao entrar em contato com a faculdade comprovou que foi vítima de golpe e foi obrigada a pagar pela segunda vez. 


A coordenadora do Procon disse que novos casos ainda não chegaram ao Procon, mas que já ficou sabendo informalmente que outras pessoas foram vítimas do golpe na cidade. Ela pede muita atenção à população, pois o caso é de extrema gravidade. Recomenda que as pessoas entrem em contato com a empresa, caso haja necessidade de uma segunda via do boleto bancário. “É preciso se certificar e se cercar de toda segurança possível, conferir o código de barras com a empresa e a partir daí concretizar o pagamento”, explicou. 


Em Belo Horizonte já são centenas de pessoas atendidas pela Delegacia Especializada em Crimes Cibernéticos. Questionada sobre o que pode ser feito em Uberaba, Eclair Gomes disse que se surgirem novos casos no Procon, ele vai acionar o Ministério Público para uma investigação criminal. 


Jornalista Reginaldo Cangussu (Decom PMU)

 
 
 

Outras Notícias: PROCON



Voltar