WEBISS

WEBMAIL

MULHER

EMPREENDEDOR..

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

CODAU

17/10/2014 - Prefeitura, MP e PM flagram desvio irregular no Rio Claro e Córrego São Pedro

A crise no abastecimento de água em Uberaba deflagrou uma operação no Rio Claro e no Córrego São Pedro, na tarde desta quinta-feira (16) para apurar duas denúncias que chegaram ao Centro Operacional de Desenvolvimento e Saneamento de Uberaba – Codau. No primeiro ponto foi possível constatar desvio irregular de água do Rio Claro, algo estimado em torno de 90% do curso estava abastecendo uma propriedade particular que ainda não pôde ser identificada. 


O trabalho envolveu a Polícia Ambiental, o Ministério Público do Estado de Minas Gerais, a Secretaria Municipal de Meio Ambiente, Guarda Municipal e o Codau. A operação foi precedida de uma reunião na manhã desta quinta-feira no prédio do MP. Por volta de 14 horas, os profissionais dos órgãos envolvidos chegaram ao local e começaram o trabalho, pois já haviam constatado na quarta-feira que as denúncias eram facilmente constatáveis.   


De acordo com as primeiras informações, o desvio irregular do Rio Claro já foi solucionado com a intervenção da retroescavadeira. No momento, todos os envolvidos na operação já puderam assistir à retomada da vazão do Rio Claro. A Polícia Ambiental ainda não havia conseguido contato com o proprietário da fazenda. Há possibilidade de que ele tenha outorga para a captação de água, mas o volume foi extremamente exagerado causando prejuízos à população de Uberaba com a mais grave crise da história. 


No segundo caso houve constatação de desvio também no Córrego São Pedro, um dos principais afluentes do Rio Claro. O proprietário dessa captação que também se mostra irregular não foi localizado ainda, mas a operação continua nesta sexta-feira, quando a Polícia Ambiental terá condição de saber de mais detalhes dos proprietários. 


Segundo informações da Secretaria de Meio Ambiente, em razão da escuridão, a operação continua nesta sexta-feira, inclusive com o trabalho da Polícia Ambiental para saber mais detalhes sobre as captações, localização, possíveis outorgas e os beneficiados.  
 

 
 
 

Outras Notícias: CODAU



Voltar