WEBISS

WEBMAIL

MULHER

EMPREENDEDOR..

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

Planejamento

10/09/2014 - Prefeito quer união e mobilização de empresários para revitalizar o calçadão

Piau destacou que a parte da prefeitura será cumprida, mas que os empresários devem se unir para que o projeto seja executado

 
Em reunião ocorrida hoje (9), em loja do calçadão, o prefeito Paulo Piau, o secretário de Planejamento, Cláudio Junqueira e técnicos da prefeitura discutiram com empresários locais, representantes do Sebrae e diretores da CDL, a revitalização do calçadão da rua Artur Machado. Na ocasião, o secretário apresentou o projeto idealizado pela prefeitura, que contempla as fachadas e também o piso do local, idealizado por Burle Marx.


Os empresários foram convidados pelo Sebrae que está com projeto voltado para o desenvolvimento do comércio, auxiliando no que se refere a finanças, gestão, marketing e merchandising. Segundo a gestora da entidade, Andréa Marques, é preciso tomar uma decisão. “Agora é fazer ou não fazer. Precisamos valorizar o comércio local. Shopping a céu aberto é uma tendência em todo o país. E temos que lembrar que será inaugurado nos próximos meses um shopping aqui nas proximidades do centro. A hora é agora. O coração de Uberaba está aqui”, disse ela.


O presidente da CDL, Miguel Faria, também ressaltou a importância do local para a cidade e garantiu ao prefeito que os empresários querem criar atrativos, estimulando a população a consumir seus produtos. “A CDL faz um trabalho visando a fomentar o comércio e temos interesse em ver o calçadão revitalizado”, garantiu.
Definição – Havia a possibilidade de ser implantado, a título de experiência, o projeto em duas lojas. No entanto, o prefeito descartou a possibilidade. “Não dá para fazer em duas lojas e depois não ter a adesão total dos empresários. E o investimento feito? Depois ficará do mesmo jeito que está agora. Ou se implanta o projeto completo, ou não se faz”, afirmou.


Piau questionou os empresários sobre adesão e  foi informado que uma grande parte não demonstra interesse, pois são estabelecimentos de rede. Mediante o impasse, foi sugerido que a prefeitura, nos moldes de Lei das cidades de Florianópolis e Curitiba, estabeleça regras claras para que, em nome do interesse coletivo, as adequações sejam feitas e acatadas por todos. “Vamos buscar a lei e ver esta questão, pois não podemos permitir que os de fora impeçam o progresso da cidade”, destacou o prefeito.


Na avaliação do prefeito, os empresários da cidade têm interesse, mas os de fora não. Neste sentido, ele lembra que a prefeitura tem que zelar pelo interesse coletivo. “Não vamos fazer nenhum ilegalidade, mas vamos zelar pelos empresários uberabenses. Solicitei que estudem a lei, preparem o projeto e entreguem à Câmara, se possível ainda esta semana. Quanto antes for aprovado, mais rápido a prefeitura fará sua parte. Inclusive nosso processo, se tudo estiver acertado com os empresários, será por carta convite que acredito será mais ágil. Espero que eles se mobilizem e a gente avance”, destacou.


Ainda segundo Miguel Faria, os empresários locais irão se mobilizar junto aos vereadores, assim que ficar definido o projeto. Ele também garantiu que, no que tange as fachadas das lojas, a CDL tem feito contato com agentes financiadores e que linhas de crédito com juros baixo serão disponibilizados para os empresários executar seus projetos.


Outras reuniões serão agendas pela Seplan, junto à CDL e Sebrae para andamento do projeto.

Jorn. Keila Riceto
Comunicação PMU 09/09/14

 
 
 

Outras Notícias: Planejamento



Voltar