WEBISS

WEBMAIL

MULHER

EMPREENDEDOR..

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

CODAU

28/08/2014 - Captações irregulares podem comprometer o rio Uberaba

A seca desta época do ano reduz o volume de água do rio Uberaba, mas a contribuição da transposição do rio Claro está sendo fundamental para manter o abastecimento normal. Entretanto, nos últimos dias a oscilação da vazão do rio Uberaba, que tem se elevado e abaixado inesperadamente, levou equipe técnica a investigar o motivo que pode estar provocando esta situação.


A Assessoria de Meio Ambiente da autarquia fez uma vistoria aérea sobre a Área de Proteção Ambiental (APA) do rio Uberaba, uma região de mais de 500 km2 acima da Estação de Captação do Codau, e o relatório desta inspeção foi entregue para o Ministério Público.  Nele estão contidas fotos de 29 pontos distintos de captação de água do rio Uberaba e seus afluentes. O registro mostra irrigações com pivôs centrais, extração de areia, barramentos, desmatamentos e até desvios de cursos-d’água, todos devidamente identificados por GPS. ‘Não estamos acusando ninguém’, afirmou o presidente do Codau, Luiz Guaritá Neto, em entrevista coletiva realizada para divulgar o levantamento.  ‘O que queremos é apenas que a Promotoria faça uma fiscalização para verificar se todos os usuários particulares estão cumprindo o que suas outorgas concedidas pelo Instituo Mineiro de Gestão das Águas (IGAM), permitem’, explicou ele. 


A entrega do relatório para o Coordenador Regional das Promotorias de Justiça do Meio Ambiente das Bacias dos Rios Paranaíba e Baixo Rio Grande, Carlos Alberto Valera, também foi nesta semana. Ele afirmou que irá acionar os órgãos competentes para checar as informações e verificar quem está usando os recursos hídricos, se está regularizado, inclusive no que tange ao volume captado.


Durante a coletiva Luiz Guaritá Neto explicou que mesmo diante da oscilação de vazão do rio Uberaba, a cidade não ficará desabastecida e neste momento não há razões para pânico. ‘A direção do Codau não trabalha com a possibilidade de racionamento. O sistema de transposição do rio Claro está a todo vapor, com todas as três bombas ligadas para bombear 560 L/s de água para o rio Uberaba. Esta vazão extra é fundamental para atender a nossa demanda e estamos com todos os reservatórios cheios’, sentenciou ele’.  


Por outro lado, Guaritá observa que a partir dos próximos dias a autarquia lançará uma campanha alertando a população para evitar todo e qualquer desperdiço de água nestes meses de seca. E determinou que nem água bruta (não tratada) seja utilizada pelo Codau para lavar ruas ou passeios após as obras de manutenção ou implantação de redes. E pediu a compreensão e a colaboração da população para enfrentar esta situação. ‘De qualquer maneira, é importante mantermos os hábitos de economia de água, principalmente no período de seca pelo qual estamos passando. Atitudes de desperdício devem ser evitadas, pediu mais uma vez.

Ascom Codau
 

 

 
 
 

Outras Notícias: CODAU



Voltar