WEBISS

WEBMAIL

MULHER

EMPREENDEDOR..

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

Agronegócio

15/08/2014 - Prefeito Paulo Piau participa da abertura da 6ª Canacampo e defende setor sucroenergético

Prefeito Paulo Piau e o secretário de Agricultura, Pecuária, Pesca e Abastecimento (Sagri), Danilo Siqueira, estiveram presentes na abertura da 6ª Canacampo Tech Show, na manhã dessa quinta-feira (14), em Campo Florido.  O evento deste ano é voltado para o debate da atual situação do setor sucroenergético no estado.

Com a exposição de produtores e audiência pública realizada pela Comissão de Política Agropecuária e Agroindustrial da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG), a Canacampo é realizada anualmente e promove o encontro de produtores e empresários do ramo para a troca de experiências e apresentação de novas tecnologias para o mercado.

O prefeito Paulo Piau participou de toda a discussão sobre o as dificuldades que o segmento sucroenergético vem sofrendo, abandonado pelos governos federal e estadual. Segundo ele, no Brasil já foram fechadas 80 usinas de produção de etanol nos últimos anos, e em Minas Gerais já são oito que fecharam as portas trazendo prejuízo aos municípios e desemprego.

Para Piau é preciso que se tomem providências urgentes para salvar o segmento que fez as terras valorizarem 13% ao ano em Uberaba, número que nenhuma aplicação é capaz de render. O Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) cresceu 56% nos últimos oito anos, enquanto a gasolina subiu 16% o que prejudicou de forma bastante significativa a indústria do etanol. “Defendemos o setor que é muito importante para a economia e é bom que se diga: não temos queima de cana em Uberaba”, disse Piau.

Somente em Uberaba, de acordo com o Sindicato da Indústria de Fabricação do Álcool no Estado de Minas Gerais (Siamig) são gerados 9 mil empregos diretos e indiretos e a movimentação do segmento é de R$9 bilhões anuais. Além dos rumos que podem ser tomados pelo setor energético da cana, a ALMG também focou a audiência pública nas perspectivas de moagem em Minas Gerais e na importância do setor para a economia do estado.

Segundo Danilo Siqueira, o sucroenegético é um dos mais importantes segmentos agroindustriais do município e do país. Em todos os lugares em que se instala, ele gera empregos e renda. Por isso deve haver sensibilidade no olhar do poder público para essa área. “É preciso que o executivo discuta os rumos desse setor”, explica.

Reunião da Amvale
Liderada pelo prefeito Paulo Piau, houve reunião da Associação Microrregional dos Municípios do Vale do Rio Grande, também realizada em Campo Florido. Diversos temas foram colocados em pauta, entre eles o licenciamento ambiental e a destinação dos resíduos sólidos. Esse assunto foi explicado pelo secretário de Meio Ambiente de Uberaba, Ricardo Lima, como uma necessidade regional.
Outro ponto discutido pelos prefeitos e exposto pelo secretário da Fazenda de Uberaba, Alaor Vilela, foi o Imposto Territorial Rural (ITR) que é federal, mas que os municípios já podem receber 100% desde 2009, mas cabe às prefeituras a fiscalização, por isso foi discutido um trabalho dos municípios.  

O presidente da Fundação de Ensino Técnico e Intensivo (Feti) de Uberaba, Lourival dos Santos, aproveitou a oportunidade dos prefeitos reunidos para insistir na qualificação profissional de seus jovens e adultos como um caminho imprescindível para enfrentar o mercado de trabalho do século XXI.
 
 
Felipe Madeira
Estagiário Comunicação/PMU

 
 
 

Outras Notícias: Agronegócio



Voltar