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Planejamento

04/08/2014 - Prefeitura define inversão de mão da Artur Machado

Estacionamentos na João Pinheiro e Artur Machado serão mantidos; com essa definição haverá alteração no cronograma das mudanças
 
A rua Artur Machado terá o sentido de tráfego de veículos invertido, a rua João Pinheiro terá estacionamento com o lado inverso e o projeto de mão única na avenida Fidélis Reis está confirmado. Com a decisão tomada nessa sexta-feira (1º) após reunião entre os técnicos da prefeitura, a obra na Fidélis Reis e a consequente implantação da mão única não irá mais começar no dia 6 de agosto. “O fato novo que alterou o cronograma é a definição da inversão da Artur Machado. Uma nova data será anunciada. 


Na audiência pública e nas medições de planejamento chegou-se a conclusão que para manter o estacionamento ao longo da João Pinheiro seria necessário criar outra via de acesso do bairro Boa Vista ao centro. Portanto, a inversão da Artur Machado é a solução encontrada. “Com isso, vamos precisar de um tempo a mais para os procedimentos de praxe, pois se trata de uma alteração de grande impacto”, revelou o secretário de Planejamento, Cláudio Junqueira. 


Uma nova reunião na segunda-feira com todas as secretarias envolvidas vai definir o novo cronograma de obras e mudanças, e segundo Junqueira, não será um tempo muito significativo. “Com a decisão da inversão, precisaremos de mais prazo em função das alterações e da comunicação, o que é natural. O que já ficou definido é que as mudanças acontecerão em um final de semana para minimizar o impacto”, disse.    

  
Medição:“80% dos veículos (12.924/dia) sobem a avenida Dr. Fidélis Reis e apenas 20% descem, ou seja, 2.970 veículos” – TranzumNa audiência pública realizada com comerciantes e moradores da avenida Dr. Fidélis Reis e adjacências, na noite de quinta-feira (31), na Sociedade de Medicina e Cirurgia, a inversão da Artur Machado, foi muito bem recebida pela grande maioria dos presentes. A voz corrente é que a mudança vai oxigenar o comércio da região. Números mostram que a fluidez no trânsito será melhor. As mudanças fazem parte do programa Mobilidade Urbana – Vetor, que inclui a implantação da Via Especial de Transporte para Ônibus Rápido (BRT) na Leopoldino de Oliveira que vai impactar todo o centro.   


Números - Nos estudos técnicos que prevêem adequações viárias na região central ou nas vias de acesso ao centro, indicam que 80% dos veículos (12.924/dia) sobem a avenida Dr. Fidélis Reis e apenas 20% descem, ou seja, 2.970 veículos. A proposta discutida implanta o sentido único para a avenida com uma via exclusiva para ônibus, estacionamento do lado esquerdo e uma ciclovia, que segue a tendência mundial do uso da bicicleta como alternativa saudável, econômica e não poluente. Com essa proposta, as ruas João Pinheiro e Artur Machado irão sentido bairro-proposta que teve boa aceitação. Outras ruas da região central também serão adequadas.


O prefeito Paulo Piau reconheceu que todo o aparato técnico é fundamental para se tomar qualquer medida, mas que mesmo diante de todas as informações, ele não abre mão de conversar com a sociedade, sobretudo com os cidadãos que serão afetados diretamente pelas mudanças. “Faremos o possível para a mobilidade com as nossas vias sejam mais bem aproveitadas. Alguns chegam a dizer que o BRT já poderia ter sido concluído, contudo, não gastaremos os recursos públicos sem critérios claros, sem cautela, mas com responsabilidade e todo o respaldo técnico”, explicou.


Na apresentação da subsecretária de Planejamento -- Maria Paula Meneghello – foram mostrados números do BRT no Brasil e no mundo e a sua importância para priorização do transporte coletivo, utilizando faixa exclusiva para ônibus de alta qualidade. Meneghello defendeu o sistema como o mais barato das alternativas existentes como Veículos Leves sobre Trilhos (VLT) e disse que 156 cidades no mundo implantaram o BRT em todos os continentes; no Brasil já são 31 cidades, entre elas Curitiba, Belo Horizonte e Uberlândia.
 
Bilhete único para chegar ao destinoQuanto a Uberaba, a secretária-adjunta ressaltou que a intenção é atender a todas as regiões da cidade e haverá linhas alimentadoras, ou seja, com um único bilhete, as pessoas se deslocam até a estação mais próxima do BRT e se dirigem ao destino. As propostas devem começar a ser implantadas nos próximos dias, mas ajustes poderão ser feitos, dependendo das situações a serem apresentadas.


Ao final das participações de comerciantes e moradores, o prefeito Paulo Piau agradeceu a todos e reafirmou que o seu modo de trabalhar é baseado no diálogo. Disse que espera colocar em prática o programa de Educação no Trânsito envolvendo a todos os uberabenses, inclusive as crianças, para que Uberaba tenha um trânsito mais humanizado. 


A audiência pública contou com a participação do presidente da Associação Comercial, Industrial e de Serviços de Uberaba (ACIU), Manoel Rodrigues Neto, do presidente da Câmara, Elmar Goulart, vereador João Gilberto Riposatti, do chefe de Gabinete, Fernando Hueb; dos secretários municipais de Planejamento, Cláudio Junqueira; da Settrans, Emanuel Kapel; de Governo, Wellington Cardoso; Obras, José Elias Miziara, e de Comunicação, Denis Silva. Também compareceram à reunião para esclarecimentos alguns servidores de áreas técnicas, principalmente da Settrans.
 
Jornalista Reginaldo Cangussu

 
 
 

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