WEBISS

WEBMAIL

MULHER

EMPREENDEDOR..

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

Agronegócio

02/08/2014 - Mercado Municipal tem Projeto de Restauração apresentado durante comemoração de 90 anos

Os 90 anos do Mercado Municipal serão comemorados neste domingo (3), das 9h às 12h, no estacionamento do mercado.  Durante o evento será realizada assinatura de convênio entre a Prefeitura e a Casa do Artesão, proponente do Projeto de Restauração do Mercado. Uma maquete virtual será apresentada para mostrar todos os detalhes da restauração.  Ao todo serão executados oito projetos, sendo eles: arquitetônico, urbanístico, hidrossanitário, Sistema Proteção Descargas Atmosféricas (SPDA), elétrico, climatização, combate a incêndio e monitoramento por câmeras.

O projeto arquitetônico será apresentado e prevê a adequação dos sanitários do mezanino com adaptação para pessoas com deficiência, a criação de DML (Depósito de Material de Limpeza) no porão para atendimento do piso térreo, a implantação de elevador para acesso ao mezanino, a implantação de totem informativo digital com informações turísticas, a redistribuição de boxes no mezanino com implantação de mais um box voltado para gastronomia, a criação de novo refeitório, implantação de DML e fraldário no mezanino, a adequação do telhado e do sistema de calhas, possibilitando o impedimento de chuvas no interior do Mercado, isolamento de calor e aumento da iluminação natural (vedação com termoacústica por baixo do madeiramento), serão construídas rampas em substituição a escada de uma das entradas laterais, intervenção nas escadas que dão acesso ao mezanino com a vedação dos vãos existentes, uma nova pintura das paredes e madeiramento e implantação de piso tátil para deficientes visuais.


O projeto urbanístico prevê a criação de calçadão (aumento do nível do piso) na Praça Manoel Terra, em área ocupada pelo mercado, também será feita a recuperação do piso existente de paralelepípedo, a implantação de nova sinalização de vagas de estacionamento e carga/descarga, a implantação de um bicicletário e uma nova delimitação de vagas para ônibus de turismo.

Também está previsto um projeto hidrossanitário, que consiste na execução de na substituição da tubulação existente e na adequação às normas legislativas,  captação de água da chuva do telhado para reutilização nos sanitários (limpeza e descargas), implantação de rede de água em todos os boxes, implantação de ralos com tampas rotativas em frente a entrada de cada box e a troca do piso. O projeto Sistema Proteção Descargas Atmosféricas (SPDA) consistirá na execução de um projeto de proteção.

Será executado ainda um novo projeto elétrico, com o cumprimento às novas normas da Cemig com implantação dos padrões de medição na área externa ao mercado, uma nova Iluminação também será instalada com troca por lâmpadas de LED e implantação de postes com energia fotovoltaica (energia solar) para iluminação da Praça.

O projeto climatização utilizará  método evaporativo. A implantação de Projeto de Combate a Incêndio será a instalação de hidrantes e torre com caixa d’água e inserção de relógio. E ainda terá o projeto de monitoramento por câmeras em que serão instaladas câmeras nos corredores do mercado e sistema de monitoramento localizado na sala da administração do prédio.
Também em alusão aos 90 anos do mercado, os Correios farão o lançamento de um selo personalizado. O prefeito Paulo Piau e o permissionário mais antigo do mercado farão a primeira postagem com os primeiros selos junto com o funcionário mais tradicional do local.

História
Em 1882, surgia a primeira sede do Mercado Municipal de Uberaba. A localização era no Alto do Rosário, na Rua Alegre, atual Rua Dr. Lauro Borges, sendo demolido em 1912. Posteriormente foi erguido no local, o Fórum Melo Viana. No período de 1914 a 1915, o mercado se instalou provisoriamente no prédio localizado na esquina da Praça Manoel Terra com a Rua Padre Jerônimo.
 
Em 2 de Agosto de 1924, sob a Administração do Agente Executivo Geraldino Rodrigues da Cunha, foi inaugurada a sede definitiva do Mercado Municipal. Trata-se de uma construção na forma de um octógono de 53,62 metros de comprimento, 31,15 metros de largura, com área total de 1400 m². Após a instalação definitiva, o Mercado Municipal passou por várias reformas, com remodelações interna e externa, ampliações diversas, construção de sanitários e um mezanino metálico.
 
Jorn. Natália Melo
Comunicação PMU

 
 
 

Outras Notícias: Agronegócio



Voltar