WEBISS

WEBMAIL

MULHER

EMPREENDEDOR..

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

Agronegócio

30/07/2014 - Prefeitura define programação do aniversário de 90 anos do Mercado Municipal

A prefeitura de Uberaba -- por meio da Secretaria de Agricultura -- apresentou nesta segunda-feira (28), ao prefeito Paulo Piau, a programação do evento em comemoração aos 90 anos do Mercado Municipal, considerado um dos pontos mais visitados da cidade. A comemoração será neste domingo (3), das 9h às 11h, no estacionamento do mercado.  


No evento será lançado o concurso fotográfico “Um Novo Olhar sobre o Mercado Municipal”, idealizado pela Secretaria de Agricultura em parceria com a Fundação Cultural. O concurso prevê o envolvimento da população e a participação de fotógrafos amadores. A premiação será composta por produtos comercializados no Mercado Municipal, fornecidos pelos permissionários. A foto ganhadora, a segunda e a terceira colocadas serão publicadas em jornal de circulação local. Posteriormente, a ideia é fazer uma exposição com as sete primeiras fotos classificadas. A comissão julgadora será formada por fotógrafos profissionais.


Em alusão aos 90 anos do mercado, os Correios farão o lançamento de um selo personalizado, e o prefeito Paulo Piau e o permissionário mais antigo do mercado farão a primeira postagem com os primeiros selos junto com o funcionário mais tradicional do local.


Também será realizada assinatura de convênio entre a Prefeitura e a Casa do Artesão, que é a proponente do Projeto de Restauração do Mercado. Está programada ainda a apresentação da maquete virtual do projeto que será encaminhado ao Ministério da Cultura no mês de agosto, visando ao levantamento de recursos por meio de parcerias com empresas, utilizando os benefícios da Lei Rouanet.


História
Em 1882, surgia a primeira sede do Mercado Municipal de Uberaba. A localização era no Alto do Rosário, na Rua Alegre, atual Rua Dr. Lauro Borges, sendo demolido em 1912. Posteriormente foi erguido no local, o Fórum Melo Viana. No período de 1914 a 1915, o mercado se instalou provisoriamente no prédio localizado na esquina da Praça Manoel Terra com a Rua Padre Jerônimo.
 
Em 2 de Agosto de 1924, sob a Administração do Agente Executivo Geraldino Rodrigues da Cunha, foi inaugurada a sede definitiva do Mercado Municipal. Trata-se de uma construção na forma de um octógono de 53,62 metros de comprimento, 31,15 metros de largura, com área total de 1400 m². Após a instalação definitiva, o Mercado Municipal passou por várias reformas, com remodelações interna e externa, ampliações diversas, construção de sanitários e um mezanino metálico.

Jorn. Natália Melo
Comunicação PMU

 
 
 

Outras Notícias: Agronegócio



Voltar