WEBISS

WEBMAIL

MULHER

EMPREENDEDOR..

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

Agronegócio

10/07/2014 - Prefeitura de Uberaba trabalha para fortalecer o cinturão verde do município

A Secretaria de Agricultura esteve em reunião com a Associação de Produtores de Ponte Alta para discutir projetos visando fortalecer a horticultura local. A reunião foi acompanhada por um representante da Cooperativa de Agricultura Familiar (Coaf) que apresentou o que é a entidade, como ela atua e de que forma poderá ajudar os produtores.


O diretor do departamento Técnico da Sagri, José Geraldo Celani destaca que a intenção da secretaria é incentivar a horticultura. “Estamos realizando reuniões e projetos em todas as comunidades rurais de Uberaba. Nosso trabalho visa justamente valorizar o cinturão verde, estimulando os produtores a produzir mais para o setor de hortifruti, segmento que em Ponte Alta já foi muito forte e que atualmente vem precisando de estimulo”, afirma Celani.


Ponte Alta possui uma característica diferente das outras comunidades rurais do município, de acordo com o diretor. Há um número menor produtores, porém, as áreas são maiores, o que aumenta a capacidade de produção. “Os produtores que participaram da reunião questionaram principalmente a questão da venda do material que for produzido. Contudo, a Coaf se comprometeu em fazer a compra dos produtos, garantindo o mercado para venda da produção, não apenas para subsidiar os programas do governo, mas também para entrar no comércio varejista”, explica José Geraldo Celani.


O trabalho da secretaria de Agricultura passa pela instalação de um entreposto da Coaf com a Associação dos Horticultores do Vale do Rio Grande - Horvagra. A intenção e contribuir com a experiência da Coaf para agregar valor ao trabalho da Horvagra. “Estamos fazendo essa parceria com a cooperativa que já está um pouco mais estruturada, tem centros de processamento e possui um leque de distribuição de hortifruti e outros produtos de pequenos agricultores em diversas cidades do Brasil. Fizemos a proposta para que eles venham a Uberaba, fomentar a horticultura, fortalecendo os próprios produtores, bem como as entidades que os representam”, explica a secretário de Agricultura, Danilo Siqueira.
 
Jorn. Natália Melo
Comunicação PMU

 

 
 
 

Outras Notícias: Agronegócio



Voltar