WEBISS

WEBMAIL

MULHER

EMPREENDEDOR..

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

Administração

08/07/2014 - Prefeitura resgata a história do Lavoura e Comércio e disponibiliza acervo à população

Foi realizada na tarde desta segunda­feira (7), a apresentação do acervo do Jornal Lavoura e Comércio para o público.A solenidade, que aconteceu no Arquivo Público de Uberaba, contou com a presença do prefeito Paulo Piau,acompanhado da primeira dama Heloísa Piau e representantes de diversas instituições de Uberaba.De acordo com Paulo Piau, o arremate do acervo do jornal contribui historicamente e engrandece ainda mais o arquivo público de Uberaba. “Esse acervo não tem preço, pois é a história de Uberaba, e não poderia estar em outro lugar senão aqui. Ele será de grande utilidade para estudantes e pesquisadores”. Piau lembrou ainda dos tempos de convivências com os que ali trabalharam e fizeram parte de sua história.

 

A superintendente do Arquivo Público de Uberaba, Marta Zednik Casanova, prestou os agradecimentos pela imensa contribuição ao acervo público da cidade. “Para adquirir esses arquivos, foi necessária a participação de muitas pessoas e delas todas, devemos agradecer, entre elas o prefeito Paulo Piau pelo imenso comprometimento para o resgate do acervo”, enaltece.

 

O investimento inicial da prefeitura de Uberaba foi de R$180 mil. O acervo será digitalizado para facilitação do acesso de toda a população. Na solenidade, o presidente da Academia de Letras do Triângulo Mineiro, Jorge Alberto Nabut e o presidente do Fórum dos Articulistas, João Eurípedes Sabino, também falaram da importância da aquisição do acervo para a região e para o Brasil.

 

A solenidade foi finalizada com o descerramento da placa de Inauguração pelo prefeito, primeira dama, secretários presentes e convidados de honra. Após a cerimônia os presentes puderam contemplar o acervo em exposição.Histórico ­ O Jornal Lavoura e Comercio foi fundado em 1899. A última edição do Jornal Lavoura e Comércio circularam em 23 de outubro de 2003, quando teve seu imóvel lacrado em virtude de falência da empresa. A coleção é composta de 227 volumes (27.550 edições) e 900 mil fotografias. O jornal é centenário e de grande valor histórico para Uberaba e Região. É considerado o jornal mais antigo de Minas Gerais e o terceiro mais antigo do Brasil.Em 26 novembro de 2013, o prefeito de Uberaba Paulo Piau viabilizou o arremate do acervo jornalístico e fotográfico, o que significou uma grande conquista para Uberaba e Região. A Superintendência de Arquivo Público disponibilizará o acervo para consulta dos historiadores, pesquisadores, instituições de ensino e comunidade uberabense.

Felipe Madeira

Estagiário Comunicação/PMU 

 
 
 

Outras Notícias: Administração



Voltar