WEBISS

WEBMAIL

MULHER

EMPREENDEDOR..

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

Agronegócio

27/06/2014 - Uberaba é referência em programas para Agricultura Familiar

A Secretaria de Agricultura, Pecuária, Pesca e Abastecimento (Sagri), e a Secretaria de Desenvolvimento Social (Seds) receberam nesta quarta e quinta-feira (25 e 26), o vereador Rui Martins e o engenheiro agrônomo Luiz Gonzaga Carneiro, representante da Secretaria de Agricultura da cidade de Itajubá, do Sul de Minas. Ambos vieram com a intenção de tomar como referência o serviço prestado na Ceasa referente ao “Vita Vida”.

“Soubemos, por meio de uma matéria no Globo Rural, que Uberaba é referência em desidratação de alimentos. Então viemos conhecer como funciona para também aderir ao programa do Estado”, conta o vereador Rui Martins.

O programa do Governo de Minas Gerais acontece devido à parceria do Servas (Serviço Voluntário de Assistência Social) com o município e consiste em processar alimentos e repassá-los para instituições de assistência social credenciadas pela Secretaria de Desenvolvimento Social - SEDS.

O engenheiro agrônomo Luiz Carneiro conta que além do programa “Vita Vida”, a cidade chamou muita atenção por conta de outros programas desenvolvidos para a agricultura familiar. “Vimos que são muitos os programas que apoiam este tipo de produção em Uberaba e que todos funcionam muito bem. Pretendemos tomar como base e implantá-los em Itajubá”, conclui o engenheiro.

“Com certeza a impressão que eles tiveram da cidade foi a melhor possível. Os dois viajaram 536 km para vir até aqui conhecer o nosso trabalho no centro de alimentos para implantarem em Itajubá. Isso indica que Uberaba é referência para quem pretende fomentar o agronegócio de seu município”, disse o diretor do Departamento de Produção Agropecuária, José Geraldo Borges Celani.

A unidade fabril para processamento e desidratação dos alimentos, fica localizada nas dependências da Ceasa. Os produtos são obtidos através de produtores e são enriquecidos com farinha de soja e macarrão, gerando assim uma multimistura alimentar funcional.

Todo o processo é rigidamente acompanhado por profissionais de engenharia de alimento e de nutrição, desde sua chegada “in natura” até o transporte. Nesta parceria entre a Prefeitura e o órgão do estado (Servas), são direcionados 20% do produto final para o município e 80% para cidades vizinhas.

O subsecretário de Desenvolvimento Social, professor Carlos Alberto Godoy, que acompanhou a visita dos representantes de Itajubá nas dependências da Ceasa, explica como foi produtiva foi a troca de experiência. “Ficamos gratificados com a visita, pois mostra que cidades interessadas em melhorar e aderir a programas como o do Servas têm Uberaba como referência. Isso mostra que o serviço que está sendo feito aqui, está sendo bem feito”, completa o professor destacando que os visitantes deixaram o convite para comparecer na cidade de Itajubá e explicar como funciona o programa.

 

Felipe Madeira

 
 
 

Outras Notícias: Agronegócio



Voltar