WEBISS

WEBMAIL

MULHER

EMPREENDEDOR..

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

Planejamento

19/06/2014 - Planejamento já adianta etapas para implantação dos corredores Sudeste e Sudoeste

A Secretaria de Planejamento esteve reunida com um representante da empresa Prisma Consultoria e Engenharia LTDA, de Brasília, que ganhou a licitação para execução dos projetos de implantação, tanto dos corredores BRT/Vetor Sudeste e BRT/Vetor Sudoeste, quanto dos dois terminais sendo um na Av. Bandeirantes e o outro no bairro Morumbi. Em visita a Uberaba, a empresa fez seu primeiro contato com a prefeitura e realizou uma visita aos locais a serem estudados para fazer os projetos, que serão similares ao realizado pela empresa Transzum que fez no corredor Leste-Oeste.

Antes mesmo de concluir o sistema Leste-Oeste, a Prefeitura de Uberaba já abriu tomada de preço para contratação de empresas para elaboração de estudos e projetos visando à implantação dos dois corredores e dos terminais. “Nossa intenção é evitar todos os atrasos que ocorreram no projeto anterior. Quando chegamos a esse governo não existia projeto, não estavam previstas diversas obras e intervenções de extrema necessidade, e tivemos de desenvolver os estudos, criar os projetos, abrir licitações para poder contratar as empresa e só então executar as obras. Entendemos que esse tipo de situação não pode acontecer de novo e, portanto, estamos nos antecipando”, explica o secretário de Planejamento Cláudio Junqueira.

O próximo passo será iniciar os trabalhos para o desenvolvimento dos projetos das vias, dos canteiros, dos semáforos e das possibilidades de novos sentidos de via caso necessite. A ideia é que a empresa faça já, todo o redirecionamento da mobilidade dos dois corredores. O corredor Sudoeste será sentido Terminal Oeste até a Avenida Ramide Mauad no terminal que será no bairro Beija Flor. O corredor Sudeste seria do banco Itaú, na Avenida Leopoldino de Oliveira, virando na Av. Guilherme Ferreira, passando pela Mata do Ipê e saindo na Avenida Bandeirantes onde teria o terminal.

BRT/Vetor Leste-Oeste - O BRT/Vetor Leste-Oeste é o corredor que está em andamento. A empresa que executa os projetos das estações tubo está finalizando o fechamento nas laterais das estações que deveriam a princípio ser de estrutura metálica vazada como em Curitiba, porém, não será possível, pois no município as estações serão climatizadas, portanto teve que ser feito uma alteração de projeto para colocar vidros temperados. Quanto a alimentações de energia elétrica nas estações, sete já estão energizadas em um total de 12, faltando apenas cinco para serem executadas.

Segundo Junqueira, a homologação da licitação, cuja vencedora Sitran – Sinalização de Trânsito Industrial Limitada, de Belo Horizonte, fará a sinalização viária, horizontal, vertical e semafórica para funcionamento do Vetor na Av. Leopoldino de Oliveira e nas vias paralelas que vão estar envolvidas nas alterações de tráfego, está sob a responsabilidade da Secretaria Municipal de Trânsito e Transportes Especiais e Proteção de Bens e Serviços Públicos – Settrans, sendo que após a homologação será dada a ordem de serviço. O secretário ainda aponta que a empresa solicitou quatro meses de prazo para executar a obra.

Também foi finalizada a concorrência que prevê as adequações viárias que serão feitas na Avenida Leopoldino de Oliveira como rampas de deficiente, o gradil que será colocado no meio da avenida, dentre outras que se fazem necessárias para a implantação do BRT/Vetor. A empresa vencedora foi a RCA Construtora LTDA de Uberaba.

A secretaria também está aguardando a finalização da licitação para o recapeamento asfáltico para saber qual empresa irá executar a obra. Também está em andamento a licitação de adequações e modificações de postes que precisem ser removidos ou relocados. Junqueira destaca que parte burocrática e jurídica já está praticamente terminada. Após a contratação de todas as empresas envolvidas, será criado um cronograma de execução das obras.

“Estamos planejando algumas intervenções que deverão já ser implantadas assim que todas as empresas tenham sido contratadas para que as modificações sejam feitas aos poucos e não cause tanto impacto na comunidade. A nosso ver em quatro ou cinco meses é a possibilidade de término dessas obras, por conta da necessidade dos prazos que as empresas vencedoras das licitações solicitaram ao município. Cabe agora o cumprimento por parte delas para conseguirmos manter o ritmo programado”, afirma Junqueira.  

A Secretaria de Comunicação também já está preparando uma campanha publicitária com um material informativo para a população, esclarecendo todos os trajetos de funcionamento BRT/Vetor. O material publicitário será para o usuário, os motoristas e os comerciantes, de forma que todos fiquem bem informados quanto às alterações.

 

Jorn. Natália Melo

 
 
 

Outras Notícias: Planejamento



Voltar