WEBISS

WEBMAIL

MULHER

EMPREENDEDOR..

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

Agronegócio

03/06/2014 - Secretaria de Agricultura assina convênio com Emater para equipar duas Agrovilas

Foto: Enerson Cleiton

A Prefeitura de Uberaba, por meio da Secretaria de Agricultura, Pecuária, Pesca, Aquicultura e Abastecimento (Sagri), firmou nesta segunda-feira, dia 02, convênio com a Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater), através do Programa Minas Sem Fome. O termo assinado prevê a entrega de equipamentos de cozinha para as doceiras da Agrovila Peirópolis e a entrega de equipamentos para processamento de mel através da Associação dos Horticultores do Vale do Rio Grande (Horvagra), na Agrovila Palestina.

O secretário de Agricultura, Danilo Siqueira destaca que a intenção é melhorar os arranjos produtivos desses locais. “Entendemos que esse equipamento de processamento de mel irá melhorar a questão de emprego e renda para os assentamentos do entorno da Palestina. E, no caso das doceiras de Peirópolis, que já são conhecidas na comunidade, esses novos utensílios deixará a cozinha melhor e mais bem equipada, o que irá ajudar a otimizar a produção de doces para a venda”, afirma Danilo.

De acordo com o secretário, os equipamentos estavam instalados em outras Agrovilas que não conseguiram avançar com a proposta. “A Emater tinha todo o direito de, ao término do convênio, retirar os equipamentos e encaminhar para outra cidade da região, mas conseguimos firmar essa parceria para transferir o material para essas Agrovilas que, entendemos, farão uma melhor utilização desses recursos”, explica Danilo.

O Programa Minas sem Fome, executado pela Emater, é um programa do Governo de Minas Gerais que tem o objetivo estratégico de buscar a segurança alimentar e nutricional, com redução da pobreza, resgate da cidadania e inclusão produtiva, conforme expresso no Plano Mineiro de Desenvolvimento Integrado. O programa prevê a disponibilização de equipamentos para que as comunidades possam melhorar seu arranjo produtivo local, seja com a instalação de uma cozinha comunitária, ou uma panificação, ou um tanque de expansão para leite, dentre outros equipamentos de agroindústrias.

Segundo o diretor técnico da Emater, Milton Nunes, todo benefício direcionado ao meio rural tem que ser muito valorizado, pois dão condições para que o pequeno produtor permaneça no campo com mais qualidade de vida. “O Minas Sem Fome foi criado como um instrumento de qualificação e agregação de valor para o produtor familiar. Em Uberaba só pelo programa já foram investidos cerca de R$ 300 mil. Esses equipamentos que estão sendo transferidos, somados representam um recurso da ordem de mais de R$ 50 mil. É um investimento muito importante, principalmente quando vemos que o setor do agronegócio representa a principal fonte de recursos no município”, informa Milton.

Para o prefeito Paulo Piau, essa entrega de equipamentos por meio do Programa Minas Sem Fome é um ganho para a comunidade rural. “É muito importante o governo reconhecer a necessidade dos pequenos produtores, sobretudo do agricultor familiar, que precisa de oportunidades como as que já foram criadas, com o governo comprando os alimentos para merenda escolar e ações sociais. Temos não só Minas Gerais, como o Brasil inteiro, dando atenção a esse importante ator do setor agropecuário. Esse programa vem nessa linha que é a direção desse governo da Prefeitura Municipal. Precisamos dos grandes produtores, mas também precisamos dar uma ajuda, uma alavanca, para os pequenos produtores”, ressalta Piau.

Padronização das Feiras – O secretário aproveitou o momento para entregar ao diretor técnico da Emater, Milton Nunes, uma solicitação de um kit de 30 barracas para o Projeto de Padronização das Feiras. “Nós já conquistamos uma 1ª etapa que prevê a padronização de 40 barracas, porém, se somarmos as Feiras Livres e os Feirões têm mais de 200 barracas em Uberaba. Por conta disso estamos solicitando a Emater esse kit para que ela possa aprovar os equipamentos de padronização para os feirantes de Uberaba”.

Durante seu pronunciamento o prefeito destacou um estudo que a Secretaria de Agricultura está realizando para colocar um instrumento nas feiras para que o pequeno produtor familiar possa vender diretamente nas feiras de Uberaba e dessa forma aumentar sua renda.

O vereador Luiz Dutra esteve presente ao evento representando o deputado federal José Silva.

 

Jorn. Natália Melo

 
 
 

Outras Notícias: Agronegócio



Voltar